quinta-feira, 19 de março de 2009

Atividades com R.e.C. - Parte 1 (IEM 1)

Re: Unidades 3 e 4 - Tópico 1 - Atividades 1, 2, 3 e 4
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 19 março 2009, 15:53

Boa tarde a todos!
Primeiramente, gostaria de agradecer à coordenação do Curso pelas prorrogações do fórum e entrega da tarefa 2 e, também, obrigado a colega Cristiane que se colocou à disposição para me ajudar. Somente agora estou realizando as atividades no programa R.e.C., seguem os comentários:
# Exercício 1 - utilizei as ferramentas segmento e ponto para traçar o segmento AB e adicionar o ponto C; usei o compasso para traçar a perpendicular passando por C.

# Exercício 2 - construi o triangulo equilátero ABC usando as ferramentas primárias: segmento, ponto e círculo. Ao mover os pontos A e B do segmento AB, através da função mover ponto, o triangulo ABC manteve suas propriedades (PPM).

# Exercício 3 - o arquivo quadrados.zir apresenta 2 quadrados; ao move-los, verifica-se que o azul modifica suas medidas e o verde mantem as propriedades, isso é devido à forma de construção que pode ser observada habilitando a função Exibir Objetos Ocultos.

# Exercício 4 - as demonstrações são conhecimentos obtidos através de definições, axiomas e teoremas; na demonstração formal do Teorema do angulo central, necessita-se utilizar as relações com angulos dos triangulos e no R.e.C., pode-se fazer a verificação desse Teorema. Acredito que através do programa seja possível trabalhar a demonstração dos teoremas, mas é necessário que o professor tenha completo conhecimento sobre as ferramentas do software, caso contrário o uso da tecnologia será apenas um instrumento de visualização.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário