domingo, 29 de março de 2009

"...Faça uma análise de como foi a sua leitura deste texto, explicitando as suas dificuldades, bem como suas impressões..." (TEG)

Re: Fórum 8 - Axiomática Euclidiana - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - domingo, 29 março 2009, 11:40

Bom dia a todos!
Terceira parte 3a) (resposta):
O texto 11 (“OS ELEMENTOS” DE EUCLIDES) inicia com uma breve introdução sobre a História da Matemática, tendo Euclides como personagem principal ao conseguir reunir em 13 livros (“Os Elementos”) os conhecimentos matemáticos consensuais da época (século IV a.C.).
O artigo: “Os Cinco Primeiros Postulados e Axiomas da Geometria Euclidiana”, apresenta as 23 definições que estão no Livro I de “Os Elementos”, fruto de uma tradução para a língua portuguesa, publicada em 1756, que pode ser encontrado em Carvalho (1994). Levando-se em consideração as possíveis diferenças de significados de palavras que ocorrem nas traduções e a época, a linguagem utilizada para descrever os 5 primeiros postulados e axiomas é bem abstrata e confusa, em alguns momentos, tanto que ao longo dos anos essa redação tem sido modificada.
As atividades PSA apresentadas no texto 11 auxiliam no entendimento da axiomática euclidiana de forma prática, usando recursos que os alunos conhecem de forma a construir as noções da geometria plana.
Saudações,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário