segunda-feira, 2 de março de 2009

"... fica confuso o aprendizado do aluno quando é modificado o conteúdo do nível anterior? Não seria mais fácil passar o conceito por completo?” (TEG)

Re: Fórum 4 - Modelo Van Hiele - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 2 março 2009, 01:04

Boa noite a todos!
(“Segunda Parte”)
A colega Gabriela questionou: “... Outra característica é que uma relação que é aceita como correta em um nível pode ser modificada em outro. Desta forma não fica confuso o aprendizado do aluno quando é modificado o conteúdo do nível anterior? Não seria mais fácil passar o conceito por completo?”
A conclusão do “item 4” das Propriedades do Modelo de van Hiele quando afirma que “uma relação que é aceita como correta em um nível pode ser modificada em outro” parece uma contradição ao seguinte apontamento feito pelos estudos: “concepções errôneas, quando aprendidas, têm mais chances de não serem esquecidas”.
Quanto a “passar o conceito por completo”, pode ocorrer o fato da aprendizagem não ser significativa, pois a assimilação dos ensinamentos ficará retida por pouco tempo na memória dos alunos e alunas.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário