sexta-feira, 27 de março de 2009

"... o desenvolvimento de um conceito visando a uma aprendizagem significativa, segundo o que tem sido estudado nesta disciplina?..." (TEG)

Re: Fórum 8 - Axiomática Euclidiana - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sexta, 27 março 2009, 19:19

Boa noite a todos!
Segunda parte 2b) (resposta):
A forma de apresentação do conjunto de atividades da Unidade 6 (PSA “Se Euclides Tivesse Lápis de Cor e Dobrasse Papéis...”) se encontra de acordo com o desenvolvimento de um conceito que visa uma aprendizagem significativa, pois leva o aluno a adquirir informações primárias dos 5 axiomas embasados em conhecimentos do cotidiano que ele possui.
Segundo David Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz.
As atividades propostas cumprem seus objetivos de fazer com que o aluno reconheça a existência de infinitos pontos em um plano (atividade 1) e introduzir as noções de reta, semiplano, segmento de reta; semi-retas; retas paralelas e perpendiculares, feixe de retas e de direção.
Saudações,
Carlos Leite.
Referencia Bibliográfica: Aprendizagem significativa. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_significativa>. Acesso em março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário