quinta-feira, 12 de março de 2009

"O Texto 9 e as atividades “Para a Sala de Aula” (PSA) – Se Pitágoras tivesse quebra-cabeças planos especiais” trouxeram novidades para você?" (TEG)

Re: Fórum 6 - Teorema de Pitágoras - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 12 março 2009, 13:02

Boa tarde a todos!
Primeira Parte (respostas)
1 a) A generalização do Teorema de Pitágoras demonstrada através da utilização de materiais concretos e de jogos tipo quebra-cabeças é novidade, pois sempre estudei a Geometria de forma tradicional com aulas expositivas oralmente, livros didáticos, quadro e giz.
1 b) Nas atividades “Para a Sala de Aula (PSA) – Se Pitágoras tivesse quebra-cabeças planos especiais” são confeccionadas figuras de diferentes formatos e cores gerando peças de um quebra-cabeça. Após as montagens, usam-se conceitos algébricos relacionando os lados das figuras e as áreas através da contagem no papel quadriculado, possibilitando chegar ao Teorema de Pitágoras. Caso haja dificuldade em fazer o quebra-cabeça, pode-se usar o recurso de desenhos e associações de semelhança de triângulos. Sendo que na ATIVIDADE 3, é mostrada a relação entre as áreas do triângulo retângulo e as áreas dos semicírculos, apesar de não ser possível transformar uma forma curva em outra poligonal utilizando recursos como régua e compasso.
A utilização de recursos didáticos concretos permite a manipulação de objetos e facilita a percepção das figuras geométricas, favorecendo o desenvolvimento de conceitos abstratos.
Sds,
Carlos Leite.

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