segunda-feira, 2 de março de 2009

“... Podemos dividir esta classe em grupos que se encontram no mesmo nível, ou agruparmos os alunos dessa classe de forma aleatória ?..." (TEG)

Re: Fórum 4 - Modelo Van Hiele - Grupo Pesquisador-Primeira Parte
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 2 março 2009, 01:00

Boa noite a todos!
(“Segunda Parte”)
O colega Alexandre da Silva questionou: “... Podemos dividir esta classe em grupos que se encontram no mesmo nível, ou agruparmos os alunos dessa classe de forma aleatória ? [...] Então pode ocorrer dos grupos estarem em faces diferentes ? Qual a melhor forma de trabalhar com esta classe?”
A autora KALEFF quando relata “Observações Advindas da Prática Pedagógica no LEG” (Unidade 2; páginas 48 e 49), afirma que a realização de tarefas em grupos de alunos, na fase da EXPLICITAÇÃO, facilita a interação.
O professor é que determina quais fases devem ser aplicadas em determinado nível de pensamento, o agrupamento de alunos que estão no mesmo nível torna harmonioso o binômio ensino-aprendizagem. Numa classe em que os estudantes se encontram em níveis distintos, o emprego da FASE 3 contribuirá para o desenvolvimento do conceito geométrico, pois terá que haver diálogos entre todos na sala de aula sobre as experiencias vivenciadas.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário