sexta-feira, 13 de março de 2009

"... são apresentados dois tipos de tabelas destinadas ao professor: uma Ficha Técnica e uma Tabela Descritora..." (TEG)

Re: Fórum 6 - Teorema de Pitágoras - Grupo Pesquisador
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sexta, 13 março 2009, 13:10

Boa tarde a todos!
Segunda Parte (resposta)
2 a) A Ficha Técnica das atividades é resumida em tabela onde consta itens que identificam: o TIPO DE ATIVIDADE (individual ou em grupos de alunos), a FAIXA ETÁRIA a qual se destina a aplicação da atividade, o OBJETIVO (o assunto que será apresentado), os PRÉ-REQUISITOS (conhecimentos anteriores desejáveis) e o MATERIAL que será empregado. A Ficha é um instrumento de auxílio para o professor que serve para organizar e direcionar o rumo das atividades planejadas.
Penso que seria possível acrescentar na Ficha Técnica um item relacionado ao TEMPO de realização das atividades para estimação da carga horária necessária à aula.
A Tabela Descritora apresenta a atividade segundo a estrutura cognitiva do Modelo de van Hiele, onde cada item relacionado à realização da tarefa proposta é justificado pelo NÍVEL em que se encontra e à FASE da metodologia pedagógica correspondente. Na Atividade 1 foram empregados os níveis de VISUALIZAÇÃO, ANÁLISE e DEDUÇÃO INFORMAL e as fases opcionais de ORIENTAÇÃO DIRETA, EXPLICITAÇÃO, ORIENTAÇÃO LIVRE e FECHAMENTO.
Através da Tabela, pode-se percerber em quais momentos estão sendo aplicadas as características da teoria de van Hiele, assim como, acompanhar o desenvolvimento do pensamento dos alunos em cada nível.
Acredito que a importância da elaboração da Tabela Descritiva consiste em adequar os conteúdos a serem ensinados dentro do nível em que o estudante se encontra para evitar equívocos ou não realizações de etapas previamente estabelecidas ou planejadas pelo docente, pois a inserção de conceitos em níveis distintos podem acarretar prejuízos à aprendizagem.
Sds,
Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário