domingo, 22 de março de 2009

Tarefa2_Plano de Aula (IEM 1)




Curso: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Informática no Ensino da Matemática I

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande (Grupo C)

Tutor: Leonardo Zanette

Tarefa 2: Plano de Aula










Iniciação às construções geométricas com R.e.C.





  1. Introdução



Este Plano de Aula visa utilizar o programa Régua e Compasso (R.e.C.) como ferramenta tecnológica importante na prática de ensino da Geometria. As atividades propostas constituem-se de traçados básicos necessários às construções geométricas.


O público alvo são alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental que poderão trabalhar
individualmente ou em duplas, estimando-se uma classe composta por 40 alunos.

Os softwares educacionais, segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), distinguem-se os que se prestam mais a um trabalho dirigido para testar conhecimentos dos que procuram levar o aluno a interagir com o programa de forma a construir conhecimento. Nesta última situação, enquadra-se o R.e.C..



  1. Objetivos

  • Permitir novas estratégias para o ensino da Geometria.
  • Desenvolver habilidades.
  • Adquirir conhecimentos que possibilitem as construções de formas geométricas.
  • Utilizar recursos tecnológicos de forma análoga aos recursos manuais.
  • Contribuir ao favorecimento da inclusão digital.


  1. Metodologia e Apresentação de Materiais


    Atividade expositiva dialógica sobre o programa Régua e Compasso, apresentação de suas funções primárias e exercícios básicos de construção geométrica.

Observações:


_ Necessário a utilização de computadores com acesso à INTERNET.


_ O software R.e.C. é do tipo freeware, ou seja, é disponibilizado gratuitamente.





  1. Ficha técnica da aula / atividade

  • Primeiro Momento – Explicação sobre a tela do R.e.C..


  • Segundo Momento – Comentários a respeito das funções primárias do programa.


  • Terceiro Momento – Realizações de tarefas no computador, fazendo comparações às atividades com lápis, borracha e compasso.


    Obs.: As atividades realizadas no R.e.C. estão nos anexos (parte final deste Plano de Aula).


  1. Avaliação


    Os alunos e alunos serão avaliados de acordo com suas participações em questionamentos, interação com o grupo e o interesse demonstrado.


  1. Referências Bibliográficas

  • Apostila de desenho geométrico. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/271620/apostila-de-desenho-geometrico>.
    Acesso em março de 2009.
  • MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. Programas de Geometria Dinâmica Plana: uma apresentação através do R.e.C. Unidade 3. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em março de 2009.

  • Site disponibilizado para execução do programa R.e.C.:

< Http://mathsrv.ku-eichstaett.de/MGF/homes/grothman/java/zirkel/doc_en/JavaWebStart.html &gt;.


ANEXOS



(Perpendicular que passa por um ponto qualquer, pertencente a uma reta)



(Perpendicular que passa por um ponto não pertencente a uma reta)



(Perpendicular que passa pela extremidade de um segmento de reta)



(Perpendicular que passa pelo ponto médio de um segmento de reta)



(Paralela que passa por um ponto qualquer não pertencente a uma reta)



(Traçado de uma paralela a uma distancia determinada de uma reta)



(Divisão de um segmento de reta em um no. qualquer de partes iguais)

2 comentários:

  1. Carlos, será que vc poderia me enviar esses arquivos m anexo para meu email?
    jessikgabri@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não possuo mais estes arquivos.
    Lamento,
    Carlos Leite.

    ResponderExcluir