sexta-feira, 20 de março de 2009

Teorema de Tales e o R.e.C. (IEM 1)

Re: Unidades 3 e 4 - Tópico 3 - Atividades da U4
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sexta, 20 março 2009, 14:28

Boa tarde a todos!
Tutorial 04 e Exercício 1:
a) Nessa atividade é construído um feixe de paralelas cortado por duas retas através do R.e.C.; o uso da ferramenta expressão aritmética favorece a verificação do Teorema de Tales.
b) Tales de Mileto nasceu por volta de 624 a.C.,onde hoje é Turquia, é considerado o “primeiro matemático” verdadeiro, ao tentar organizar a Geometria de forma dedutiva. É atribuido a Tales os seguintes teoremas: “um angulo inscrito num semicírculo é um angulo reto”, “um círculo é bissectado por um diametro”, “os angulos da base de um triangulo isósceles são iguais”, “os pares de angulos opostos formados por duas retas que se cortam são iguais”, e “se dois triangulos são tais que dois angulos e um lado são iguais respectivamente a dois angulos e um lado do outro, então, eles são congruentes”.
c) Os livros didáticos, geralmente, apresentam o Teorema de Tales sob forma de resoluções de exercícios que calculam razões e proporções, após mostrarem as relações entre angulos internos e externos.
d) Um exemplo de atividade que reúne elementos históricos e tecnológicos pode ser visto no vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=czzj2C4wdxY ; que mostra imagens do cotidiano relacionadas ao Teorema de Tales, aliadas a recursos de computação gráfica e conceitos trigonométricos.
Sds,
Carlos.
Referencia Bibliográfica: Só Matemática. Disponível em: <http://www.somatematica.com.br/biograf/tales.php>. Acesso em 20 de março de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário