terça-feira, 23 de junho de 2009

"... acredito que a álgebra deva ser introduzida desde cedo aos alunos, de uma forma mais simples..." (TA)

"O bom de educar desde cedo"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 23 junho 2009, 02:30

Olá, Sandra!

Li uma entrevista do economista americano James Heckman, premio Nobel em 2000, que tem haver com este assunto que voce colocou.
Heckman se dedica ao estudo dos efeitos dos estímulos educacionais oferecidos às crianças nos primeiros anos de vida e afirma que "quanto antes os estímulos vierem, mais chances a criança terá de se tornar um adulto bem-sucedido".
Para Heckman, as escolas tem um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas, mas os pais devem fornecer incentivos que estimulem, desde cedo, o aprendizado cognitivo e emocional dos filhos.
Segundo estudos, uma criança de 8 anos que recebeu estímulos cognitivos aos 3 conta com um vocabulário de 12.000 palavras - o triplo do de um aluno sem a mesma base precoce. E James Heckman conclui: "Como esperar que alguém que domine tão poucas palavras consiga aprender as estruturas mais complexas de uma língua, necessárias para o aprendizado de qualquer disciplina? Por isso as lacunas da primeira infância atrapalham tanto. Sempre as comparo aos alicerces de um prédio. Se a base for ruim, o edifício desmoronará".

Saudações,
Carlos Leite.

Fonte de referencia: Revista VEJA. Editora Abril, ed. 2116 - ano 42 - nº 23. 10 de junho de 2009. (págs. 21 a 25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário