quinta-feira, 4 de junho de 2009

"... As citações anteriores não são tão novas, mas será que elas estão presentes no ensino que praticamos hoje?..." (IE 2)

Re: Grupo 2 :: Projetos & Blogs
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 4 junho 2009, 17:40

Boa tarde a todos!

Segundo o texto “Pensamento 1” (McLUHAN, H. M. Mutations 1990), a tecnologia desperta a necessidade de uma forma nova de educação e apresenta os meios para que se consiga essa “revolução”. Entretanto, para que ocorram mudanças é necessário haver uma revolução nos papéis de aluno e professor.
Deve-se concordar com esse pensamento, pois os recursos tecnológicos estão presentes e todos podem acessá-los, inclusive as pessoas menos favorecidas financeiramente (vide o uso de aparelhos celulares!). É realidade que no ambiente escolar muitos obstáculos são impostos, e o profissional de ensino, ávido por mudanças, sente-se acuado diante das enormes dificuldades.
Contudo, a grande transformação no ensino-aprendizagem só irá acontecer de fato quando todos, alunos e professores, tiverem a consciencia de seus papéis na educação. O professor tem que ser pró-ativo, lutar pelos seus ideais e encontrar motivação perante as adversidades. O aluno deve estar propenso a colaborar com o aprendizado.

Saudações,
Carlos Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário