terça-feira, 30 de junho de 2009

"... a estratégia é simplesmente definir o tipo de problema que será trabalhado em sala de aula para, então, estabelecer o conteúdo algébrico..." (TA)

"... seguindo nas discussões deste fórum, você não acharam os problemas selecionados complexos e muito misturados? Você seria capaz de sugerir uma seleção de problemas mais adequada?"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 30 junho 2009, 15:45

Boa tarde Camilla e demais colegas!

Confesso que agora fiquei confuso... Pois, sou a favor que a estratégia se inicie com a apresentação das propriedades básicas e, a partir daí, conforme o rendimento do grupo, define-se o tipo de problema e se estabeleçe o conteúdo algébrico a ser aplicado.
Quanto a questão dos problemas selecionados serem "complexos e muito misturados", sinceramente, não os achei complexos e acredito que qualquer aluno que tenha uma boa base de ensino consegue resolvê-los. Em relação aos problemas estarem "misturados", acho que essa situação é válida, até porque ao longo da vida, os estudantes vão encontrar essa condição, como por exemplo nos concursos.
A seleção de problemas deve ser adequada ao perfil da turma, nesse sentido, cabe ao professor ter a sensibilidade necessária para poder escolher as situações problema mais próximas a realidade do alunado.

Saudações,
Carlos Leite.

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