sábado, 20 de junho de 2009

Estratégias para criatividade em Matemática (IE 2)

Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 20 junho 2009, 18:48

Boa noite, Vina e demais colegas!

Os PCN incluem a criatividade em seus objetivos, entretanto, não indicam como desenvolve-la e estimulá-la ao organizar o trabalho pedagógico com a Matemática.
No Brasil, existem poucos trabalhos que se preocupam em investigar a criatividade em Matemática. As publicações internacionais que tratam do desenvolvimento e da avaliação da criatividade em Matemática, caracterizam-se por apresentar estudos embasados na formulação e resolução de problemas e na redefinição de elementos matemáticos como estratégias didático-metodológicas.

_ Formulação de problemas - Segundo English (1997a, 1997b) esta estratégia fornece aos professores importantes insights acerca de como os estudantes estão compreendendo os conceitos e os processos matemáticos, bem como suas percepções a respeito das atividades desenvolvidas, suas atitudes em relação à Matemática e sobre sua capacidade criativa nessa área.

_ Resolução de problemas – O uso desta metodologia possibilita o desenvolvimento de capacidades, como: observação, estabelecimento de relações, comunicação, argumentação e validação de processos, além de estimular formas de raciocínio como: intuição, indução, dedução e estimativa. Essas capacidades são requeridas nas situações práticas do cotidiano.

_ Redefinição – É a estratégia que desenvolve a habilidade de redefinir uma situação matemática em termos de seus atributos, de forma variada e original, gerando muitas possibilidades de representar essa situação. Por exemplo, apresentar dois números e solicitar aos alunos que escrevam tantas coisas quando puderem acerca do que esses números tem em comum. Outro tipo de situação seria apresentar aos alunos diversas figuras geométricas e, fixando-se uma delas, indicar que figuras apresentam características ou propriedades semelhantes à figura considerada.

Abraços,
Carlos Leite.

Fonte de referencia: . Acessado em: 20 de junho de 2009.

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