7o. ano do Ensino Fundamental, cerca de 12 anos de idade.
- Importância da posição geográfica ocupada pela Floresta Amazônica.
- A população indígena que depende da Amazônia.
- A importância da biodiversidade.
- A relevância da Floresta para o Brasil e para o planeta.
- Questões políticas e o desmatamento.
- Conseqüência do desmatamento para o aquecimento global.
- O que pode ser feito para mudar essa realidade?
Justificativa:
As notícias publicadas no ano de 2008 foram alarmantes e apontaram que a área desmatada da Amazônia dobrou em agosto se comparadas com o mês anterior. Os dados mais atuais assustam, o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – informou que 74% da Amazônia puderam ser vistos por satélite, porém o Estado do Amapá ficou praticamente todo encoberto por nuvens (99%) e, em Roraima 77% do território não puderam ser avistados.
Em virtude desses fatos, fica evidente que um trabalho com o tópico área das figuras planas poderá ajudar os estudantes a dimensionar o tamanho do estrago ambiental que a Floresta Amazônica está sofrendo.
Além disso, há a oportunidade de abordar temas relevantes tais como os fatores econômicos, sociais, étnicos, políticos e geográficos envolvidos com o tema.
Partindo dessas importantes informações, a ação dos alunos, já capazes de se posicionarem de maneira crítica diante dos impactos ambientais, irá refletir nas comunidades e nos meios os quais interagem e participam, com a finalidade de despertar a atenção da sociedade e das autoridades para esses fatos alarmantes.
Objetivos gerais e específicos:
- Objetivo geral: tornar o aluno capaz de posicionar-se de maneira crítica diante dos impactos ambientais causados pelo desmatamento da Floresta Amazônica, incentivando-o a tomar iniciativas com base na autonomia e na responsabilidade construída.
- Objetivos específicos:
_ Avaliar as dimensões do desmatamento da Floresta Amazônica através do estudo de áreas das figuras.
_ Pesquisar na Internet, livros, revistas e jornais a geografia da região, assim como os aspectos étnicos, sociais, políticos e econômicos.
_ Utilizar o software Régua e Compasso (R.e.C.) para calcular a área das figuras sobrepostas à imagem de fundo do local desmatado.
_ Criar um blog para que se possam difundir as informações pesquisadas.
_ Orientar sobre a importância da mudança de comportamento a partir de atitudes ecologicamente corretas, como: separação do lixo, armazenamento do óleo de cozinha e evitar o desperdício da água.
Enfoque pedagógico :
Sócio-construtivista.
Recursos tecnológicos:
- Utilização de ferramentas da Web 2.0 disponíveis na Internet.
- Uso do programa de Geometria Dinâmica R.e.C. que é disponibilizado gratuitamente pela Internet.
- Instalação do Google Earth 5.0 (versão gratuita).
- DVD contendo arquivos com informações sobre a Floresta Amazônica.
- “Data show” para apresentação de slides e vídeos da Amazônia.
- Computadores do laboratório de informática conectados a Internet para pesquisas e seleções de fotos, mapas e reportagens relacionadas aos tópicos em estudo e instalação do programa R.e.C..
Etapas e suas estratégias de realização:
@ 1ª. Etapa – Exibição de slides e vídeos com imagens e notícias da Amazônia que podem ser encontradas, por exemplo, no YOU TUBE e propor atividades de pesquisas acerca do tema em diversas fontes, como: sites da Internet, jornais, revistas e etc..
Pretende-se propagar o senso investigativo do aluno. O uso de vídeos é uma forma atrativa para estimular o estudante a utilizar recursos da Web 2.0 com finalidades educacionais.
@ 2ª. Etapa – Coleta de dados pelos alunos e discussões informais. Nesta etapa os estudantes deverão atuar livremente, inclusive de suas casas, quando possível, através de MSN, ORKUT e E-MAILS interagindo com os colegas e formando opiniões; o professor será o mediador e administrará possíveis conflitos, intervirá quando necessário. Os objetivos desta fase é aguçar o espírito crítico dos alunos e prepará-los para trabalhar em grupo.
@ 3ª. Etapa – Promover debates diante das informações coletadas.
A turma deverá ser dividida em grupos de no máximo 4 alunos, cada grupo ficará responsável pela elaboração de um determinado tópico:
· Informações sobre a geografia da região e características da população.
· Fatos históricos que levaram a divisão da Amazônia.
· O desmatamento e suas conseqüências.
· Os responsáveis pelos crimes ambientais.
· Os grupos que defendem a Floresta Amazônica.
· As conseqüências das queimadas para o aquecimento global.
· As tribos indígenas que habitam a Floresta.
· A importância da biodiversidade.
· As influencias das questões político-econômicas existentes.
Através de debates será possível desenvolver a capacidade de argumentação, envolvendo problemas com a Floresta Amazônica; e diante das fontes de pesquisas, os alunos poderão perceber a possibilidade da construção de um BLOG para divulgar seus estudos e alertar a sociedade sobre as conseqüências da destruição das florestas, além de propor possíveis soluções.
@ 4ª. Etapa – Efetuação de construções e cálculos no software Régua e Compasso.
Será feita a apresentação dos tutoriais sobre a utilização das ferramentas do R.e.C. e a transposição de fotos e mapas, em escala, da área devastada da Amazônia, com a finalidade de calcular, aproximadamente, uma determinada região da Floresta Amazônica.
O uso de programas de Geometria Dinâmica permite a construção e visualização de figuras de formatos variados e facilita o cálculo de dimensões cujas medidas possuem valores não inteiros.
Assim, o professor economiza tempo e os alunos deixam de ver a Matemática como uma disciplina enfadonha.
@ 5ª. Etapa – Construção de um BLOG.
Esta etapa consiste na reflexão de tudo que foi estudado durante as fases anteriores e na efetiva execução de ações que podem modificar a realidade dos impactos ambientais. O professor deverá incentivar e orientar os estudantes nessa tarefa; por sua vez, os alunos conscientizados dos estragos causados pela devastação da Floresta Amazônica podem adquirir motivação suficiente para tomarem atitudes modernas e criativas com a intenção de reverter ou minimizar esse quadro.
Definição de papéis:
- Papel do professor: facilitador no acesso às informações e na construção do conhecimento; mediador; integrador e ético (agir com responsabilidade).
- Papel do aluno: questionador; participativo; comprometido com os assuntos propostos; interagir com o grupo (colegas) trazendo suas experiências para serem discutidas; aprender a trabalhar em colaboração e de forma autônoma; comparar e relacionar “A dimensão da devastação da Floresta Amazônica” com temas interdisciplinares.
Sites e bibliografia de apoio:
- CI-Brasil. Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=207
- GREENPEACE. Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://www.greenpeace.org.br/tour2005_br163/noticias.php?conteudo_id=2169
- Imagens do Google. Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://g1.globo.com/Amazonia/foto/0,,20425663-FMM,00.jpg&imgrefurl=http://g1.globo.com/Amazonia/0,,MUL1085659-16052,00.html&h=424&w=595&sz=120&tbnid=53OwyopdjaxRSM::&tbnh=96&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dfotos%2Bdas%2B%25C3%25A1reas%2Bdesmatadas%2Bna%2Bamaz%25C3%25B4nia&hl=pt-BR&usg=__4tTMOOK-RwQyeKrp0d3D7u-eC4A=&ei=RjMYSpjjBoSjtgfh44j-DA&sa=X&oi=image_result&resnum=3&ct=image
- Mapa da grilagem. Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://www.greenpeace.org.br/tour2005_br163/pop_mapa2.php
- Notícias Terra. Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3219122-EI714,00-Area+desmatada+da+Amazonia+dobra+em+agosto.html
- Página Principal do INPE. Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://www.inpe.br/
- Régua e Compasso (Software de Geometria Gratuito). Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/
- Silva, Valdete Teixeira da. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Acesso em 03 de junho de 2009, em: http://www.ipee.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=73
- Google Earth. Acesso em 29 de junho de 2009, em: http://earth.google.com/intl/pt/
Coleta de dados:
A coleta de dados será através de consultas em páginas da Internet, livros, revistas e jornais.
Seleção do material:
Os materiais requeridos para a realização deste projeto são fundamentalmente originários de recursos da Web 2.0, por se tratar de um meio de informação onde toda a sociedade pode ter acesso.
Os alunos deverão ser orientados a escolherem fontes bibliográficas confiáveis, dando preferência aos sites oficiais e às ONGs que adquiriram credibilidade em virtude de ações em defesa da Amazônia.
Programação visual:
- Apresentação de slides e vídeos com imagens e notícias sobre a Amazônia.
- O uso do programa Google Earth 5.0 possibilita explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores.
- A utilização do software R.e.C. permitirá a visualização das formas geométricas das áreas afetadas pelo desmatamento.
Meios para a execução:
- Computadores com acesso à Internet e o programa R.e.C. instalado.
- “Data show”.
Avaliação:
A avaliação do processo consiste na auto-avaliação e/ou avaliação mútua. A avaliação dispensa qualquer processo formal, tais como: nota, exames, etc.. Além do mais, neste processo, tanto o professor quanto o aluno saberão suas dificuldades e, também seus progressos. O professor pode observar a evolução do aluno, isto é, se ele construiu seu conhecimento com relação ao que se propõe.
Cronograma:
O projeto foi elaborado para ser executado num determinado bimestre escolar, estimando-se as datas da seguinte maneira:
v 1º. Encontro – Apresentação de slides e vídeos e discussões informais para destacar a importância da Floresta Amazônica.
v 2º. Encontro – Divisão dos grupos para pesquisa dos tópicos pré-determinados.
v 3º. Encontro – Cada grupo deverá expor suas dúvidas e observações a respeito dos itens que estão sendo pesquisados.
v 4º. Encontro – Debates sobre os resultados das pesquisas realizadas, as críticas e possíveis sugestões.
v 5º. Encontro – Apresentação dos tutoriais do software R.e.C. e manipulação de suas funções primárias.
v 6º. Encontro – Buscas de fotos e mapas, com escalas gráficas, das regiões desmatadas para serem transpostas e se efetuarem os cálculos das áreas.
v 7º. Encontro – Revisão dos assuntos estudados e início da construção do blog.
v 8º. Encontro – Apresentação do blog e avaliação.
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