quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Quais são as aplicações mais simples da Álgebra? (...) quais são os primeiros momentos na vida de um estudante que a Álgebra pode ser útil?" (TA)

1ª pergunta
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quarta, 24 junho 2009, 14:45

Boa tarde Camilla, Eduardo Lyrio, Silvia e demais colegas.

As aplicações mais simples da Álgebra estão relacionadas na solução de situações-problema contextualizadas que envolvam fatos práticos da vida cotidiana. Nesse sentido, a Álgebra pode ser útil desde o início da vida escolar do aluno.
Como exemplo de uma situação-problema, podemos citar uma questão relacionada à nossa saúde: o cálculo do IMC (índice de Massa Corporal). Esse método compara o peso e altura do indivíduo, trata-se de uma forma prática para avaliar o grau de risco com problemas de saúde ligados à obesidade.
Através de uma atividade com esse tema, o aluno determinaria o seu IMC usando a fórmula algébrica IMC = P/A2 (onde P é o peso em kg e A a altura em m) e escreveria sobre suas conclusões.

Saudações,
Carlos Leite.

Fonte de referencia: ROSA, Milton e OREY, Daniel Clark. MODELAÇÃO ALGÉBRICA - Álgebra: Uma Ferramenta para Modelar o Mundo. Disponível em: <www.inf.unioeste.br/~rogerio/Modelagem-com-Algebra.pdf>. Acessado em: 24 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário