quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tarefa semana 5 - Blogs e projetos de aprendizagem (IE2)



Informática Educativa II :: Tarefa da Semana 5

Título: “Quais são os limites e possibilidades do uso de blogs para apoiar projetos de aprendizagem?”

Nome do Aluno: Carlos Alberto Soares Leite.

Introdução:

Os blogues (ou blogs), assim como a maioria dos recursos da Internet, não surgiram com fins educacionais, porém devido à utilidade e à versatilidade para se difundirem as informações na Web, muitos educadores ventilam a idéia de utilizar esses instrumentos como novas alternativas para a aprendizagem.

Devido as suas características democráticas, os blogues podem ser enquadrados na categoria do chamado software social, pois possibilita o compartilhamento de pensamentos, o desenvolvimento do senso crítico e o proliferamento da comunicação entre as pessoas, permitindo a formação de comunidades.

Os projetos específicos de aprendizagem podem ser divulgados em blogues educativos que se constituem em verdadeiros bancos de dados, disponibilizando links úteis, através dos quais os professores podem se orientar quanto à criação de blogues e definir o rumo de seus trabalhos ao conhecer as ricas experiências dos colegas.

Desenvolvimento:

Os Webblogs propiciam ambientes e suportes para projetos educacionais e na escola podem funcionar como diário de classe e relator das reuniões de fatos relevantes para diretores, coordenadores, professores e alunos.

As vantagens do uso de blogues para apoiar projetos de aprendizagem estão no fato de que o professor ao atuar como mediador pode levar o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas propondo, por exemplo, desafios. Além disso, permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, assim como, possibilitam a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas.

As principais contribuições que os blogues podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem são a possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores por meio de trabalhos cooperativos e colaborativos.

O blogue pode ser considerado uma boa iniciativa educacional advinda das novas tecnologias, entretanto, os profissionais de ensino devem definir qual a melhor forma e o momento ideal para usá-lo, caso contrário, essa ferramenta ficará restrita a apresentação das vivencias pessoais, servindo apenas como locais para o arquivo de documentos e textos.

Conclusões:

A utilização de blogues para auxiliar as atividades pedagógicas é fato recente no ambiente escolar e, consequentemente, necessita de constantes atualizações e aprimoramentos, tanto das instituições quanto das pessoas envolvidas no processo.

Os recursos tecnológicos, em geral, estão à disposição de qualquer pessoa e podem ser acessados a todo instante, independentemente de conhecimentos técnicos, mas existem alguns empecilhos que comprometem a efetiva realização dos projetos de aprendizagem, tais como: a falta de apoio da escola e o despreparo dos docentes.

Apesar de tantas dificuldades encontradas para conseguir por em prática um ensino de qualidade, os blogues surgem com a possibilidade de provocar boas transformações no ensino-aprendizagem por serem meios de informações populares entre os jovens e que atuam como fatores motivacionais divertidos que tornam o aprendizado mais prazeroso.

Referências

  • Blog na educação. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao >. Acesso em: 09 de junho de 2009.
  • Blogs Educativos. Disponível em: < http://blogseducativos.teia.bio.br/ >. Acesso em 09 de junho de 2009.
  • Desafios Matemáticos! – O site da Matemática. Disponível em: <http://matematica.over-blog.com/ >. Acesso em 09 de junho de 2009.
  • O uso do blog na educação. Disponível em: <http://www.caxias.rs.gov.br/nidi/_upload/artigo_97.pdf >. Acesso em: 09 de junho de 2009.
  • Recursos da Internet para Educação. Disponível em: <http://www.lanteuff.org/moodle/mod/resource/view.php?id=4146 >. Acesso em: 09 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário