por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 30 junho 2009, 15:45
Boa tarde Camilla e demais colegas!
Confesso que agora fiquei confuso... Pois, sou a favor que a estratégia se inicie com a apresentação das propriedades básicas e, a partir daí, conforme o rendimento do grupo, define-se o tipo de problema e se estabeleçe o conteúdo algébrico a ser aplicado.
Quanto a questão dos problemas selecionados serem "complexos e muito misturados", sinceramente, não os achei complexos e acredito que qualquer aluno que tenha uma boa base de ensino consegue resolvê-los. Em relação aos problemas estarem "misturados", acho que essa situação é válida, até porque ao longo da vida, os estudantes vão encontrar essa condição, como por exemplo nos concursos.
A seleção de problemas deve ser adequada ao perfil da turma, nesse sentido, cabe ao professor ter a sensibilidade necessária para poder escolher as situações problema mais próximas a realidade do alunado.
Saudações,
Carlos Leite.