terça-feira, 30 de junho de 2009

"... a estratégia é simplesmente definir o tipo de problema que será trabalhado em sala de aula para, então, estabelecer o conteúdo algébrico..." (TA)

"... seguindo nas discussões deste fórum, você não acharam os problemas selecionados complexos e muito misturados? Você seria capaz de sugerir uma seleção de problemas mais adequada?"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 30 junho 2009, 15:45

Boa tarde Camilla e demais colegas!

Confesso que agora fiquei confuso... Pois, sou a favor que a estratégia se inicie com a apresentação das propriedades básicas e, a partir daí, conforme o rendimento do grupo, define-se o tipo de problema e se estabeleçe o conteúdo algébrico a ser aplicado.
Quanto a questão dos problemas selecionados serem "complexos e muito misturados", sinceramente, não os achei complexos e acredito que qualquer aluno que tenha uma boa base de ensino consegue resolvê-los. Em relação aos problemas estarem "misturados", acho que essa situação é válida, até porque ao longo da vida, os estudantes vão encontrar essa condição, como por exemplo nos concursos.
A seleção de problemas deve ser adequada ao perfil da turma, nesse sentido, cabe ao professor ter a sensibilidade necessária para poder escolher as situações problema mais próximas a realidade do alunado.

Saudações,
Carlos Leite.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

"... A estratégia que está sendo discutida é bem simples. Primeiro, precisamos saber: Qual é o conteúdo algébrico que devemos ensinar?..." (TA)

Re: GRUPO 1
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 29 junho 2009, 13:40

Boa tarde Camilla, Eduardo Lyrio e demais colegas.

A estratégia que está sendo proposta se mostra eficiente sim, porque existe uma preocupação em apresentar inicialmente as propriedades operacionais básicas e a seguir, é possível trabalhar novas propriedades a partir das estudadas anteriormente.
A fase de análise tem sua importância na elaboração dos problemas que se adequam aos conteúdos ensinados. Após a seleção dos problemas, são definidas as propriedades que serão ensinadas e utilizadas.
Dessa forma, sob um bom planejamento de todas as etapas, a estratégia de ensino algébrico pode se tornar eficaz e eficiente, atingindo o sucesso desejado.

Saudações,
Carlos Leite.

"A tarefa final do curso é a publicação do resultado do desenvolvimento dos diferentes itens que compõem o projeto criado pelo grupo no blog." (IE 2)

Grupo MOTIVADOS.COM
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 29 junho 2009, 08:55

Olá pessoal!

Conforme contato com o colega André, inseri o Google Earth 5.0 no nosso projeto, essa idéia foi em decorrência do trabalho das colegas do grupo FAZENDO A DIFERENÇA que utilizaram essa ferramenta e achei muito interessante, se encaixaria com o nosso tema.
Editei os seguintes tópicos do nosso projeto: RECURSOS TECNOLÓGICOS, PROGRAMAÇÃO VISUAL e SITES E BIBLIOGRAFIA DE APOIO.
Favor verifiquem e, se possível, façam comentários.

Saudações,
Carlos Leite.

Tarefa 8 - Dedução de propriedade (TA)



Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Tópicos em Álgebra

Tutora: Camilla Peixoto

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Tarefa semana 8

Seja OU = z (unidade de medida) com z Î R

Suponha que x < y

Mostre, na reta numerada, que " z Î R, x + z < y + z

O Ux y

___________________________________

-9 -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Solução:

x + z y + z

_____________________________________

0 x y

(Visualizar no Docs)

sábado, 27 de junho de 2009

"... esta parece ser uma boa estratégia? Deste modo, estamos evitando excessos no ensino dos nossos alunos e sendo o mais objetivo possível." (TA)

Exemplos de problemas - Ion Moutinho
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 27 junho 2009, 16:32

Boa tarde Camilla e demais colegas!

Muito boa a seleção dos problemas propostos.
Escolhi o nº 6 porque relaciona futebol (tema bastante atrativo).

Dados: _ Um time tem 15 pontos; jogou 9 partidas; não perdeu nenhum jogo. Determinar o nº de vitórias. Lembrete: cada vitória (V) = 3 pontos e empate (E) = 1 ponto.

Resolução: _ Montar um sistema de equações.

V + E = 9 (nº de vitórias mais nº de empates é igual total de partidas, lembrando zero derrota)

3.V + 1.E = 15 (como vitória vale 3 pts e empate 1 ponto, então: 3.V + 1.E = TOTAL DE PONTOS)

Multiplicando a 1ª equação por (-1) em ambos os lados temos:
(-1).V + (-1).E = (-1).9

Resolvendo o sistema de equações, temos:
3.V + (-V) + E + (-E) = 15 + (-9) => 2.V = 6 => V = 3

Portanto, o time obteve 3 vitórias. Se fosse solicitado nº de empates, seria 6.

Saudações,
Carlos Leite.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

"... esse tipo de atividade torna a aula envolvente, além de tudo pode ser trabalhada em conjunto com outras disciplinas..." (TA)

Re: 1ª pergunta
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 25 junho 2009, 01:49

Bom dia, Angela!

Certamente, quando é possível promover a interdisciplinaridade aliada a situações do cotidiano, o estudo da Matemática se torna mais agradável e significativo, proporcionando motivação aos alunos.

Abraços,
Carlos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Quais são as aplicações mais simples da Álgebra? (...) quais são os primeiros momentos na vida de um estudante que a Álgebra pode ser útil?" (TA)

1ª pergunta
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quarta, 24 junho 2009, 14:45

Boa tarde Camilla, Eduardo Lyrio, Silvia e demais colegas.

As aplicações mais simples da Álgebra estão relacionadas na solução de situações-problema contextualizadas que envolvam fatos práticos da vida cotidiana. Nesse sentido, a Álgebra pode ser útil desde o início da vida escolar do aluno.
Como exemplo de uma situação-problema, podemos citar uma questão relacionada à nossa saúde: o cálculo do IMC (índice de Massa Corporal). Esse método compara o peso e altura do indivíduo, trata-se de uma forma prática para avaliar o grau de risco com problemas de saúde ligados à obesidade.
Através de uma atividade com esse tema, o aluno determinaria o seu IMC usando a fórmula algébrica IMC = P/A2 (onde P é o peso em kg e A a altura em m) e escreveria sobre suas conclusões.

Saudações,
Carlos Leite.

Fonte de referencia: ROSA, Milton e OREY, Daniel Clark. MODELAÇÃO ALGÉBRICA - Álgebra: Uma Ferramenta para Modelar o Mundo. Disponível em: <www.inf.unioeste.br/~rogerio/Modelagem-com-Algebra.pdf>. Acessado em: 24 de junho de 2009.

Comentário sobre o blog. (IE 2)

Vina

Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?

por Ludovina Morais de Oliveira Silva [TD] - terça, 23 junho 2009, 08:05

Oi Carlos

Eu fui conferir o seu blog. Gostei muito e aposto que irá conseguir mais do que "quebrar o gelo".
Abraços
Vina

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Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quarta, 24 junho 2009, 01:24

Legal, Vina!

Vou procurar melhorar o blog, pois a partir deste Curso, com a ajuda dos tutores e a colaboração dos colegas, a minha visão do uso das ferramentas da Web 2.0 mudou bastante, agora pretendo publicar trabalhos com enfoques mais didáticos, voltados principalmente à educação Matemática relacionando-a, sempre que possível, as outras áreas de atuação.

Abraços,
Carlos Leite.

"... é muito importante fazer com que o aluno não se sinta constrangido por não saber ou não entender o que lhe foi explicado..." (IE 2)

Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quarta, 24 junho 2009, 01:03

Olá, Telma!

Na maioria das vezes, temos que nos colocar no lugar dos outros, principalmente quando as dificuldades aparecem. E, devemos ter em mente que estamos sempre aprendendo algo mais a cada dia, isto é, sermos humildes para reconhecer que sabemos muito pouco.

Satisfação em interagir.
Carlos Leite.

terça-feira, 23 de junho de 2009

"... acredito que a álgebra deva ser introduzida desde cedo aos alunos, de uma forma mais simples..." (TA)

"O bom de educar desde cedo"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 23 junho 2009, 02:30

Olá, Sandra!

Li uma entrevista do economista americano James Heckman, premio Nobel em 2000, que tem haver com este assunto que voce colocou.
Heckman se dedica ao estudo dos efeitos dos estímulos educacionais oferecidos às crianças nos primeiros anos de vida e afirma que "quanto antes os estímulos vierem, mais chances a criança terá de se tornar um adulto bem-sucedido".
Para Heckman, as escolas tem um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas, mas os pais devem fornecer incentivos que estimulem, desde cedo, o aprendizado cognitivo e emocional dos filhos.
Segundo estudos, uma criança de 8 anos que recebeu estímulos cognitivos aos 3 conta com um vocabulário de 12.000 palavras - o triplo do de um aluno sem a mesma base precoce. E James Heckman conclui: "Como esperar que alguém que domine tão poucas palavras consiga aprender as estruturas mais complexas de uma língua, necessárias para o aprendizado de qualquer disciplina? Por isso as lacunas da primeira infância atrapalham tanto. Sempre as comparo aos alicerces de um prédio. Se a base for ruim, o edifício desmoronará".

Saudações,
Carlos Leite.

Fonte de referencia: Revista VEJA. Editora Abril, ed. 2116 - ano 42 - nº 23. 10 de junho de 2009. (págs. 21 a 25)

"... o objetivo é a tentativa de abrir um canal de comunicação com meus alunos, é tentar quebrar o gelo e diminuir a distância..." (IE 2)

Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - terça, 23 junho 2009, 01:02

Olá, Aridelson!

Criei o blogue apenas para guardar as postagens e as tarefas do nosso curso, mas ao longo dos nossos estudos, percebi que essa ferramenta pode ser melhor usada para fins educacionais, e voce está agindo e comprovando esse pensamento.
Disponibilizarei os endereços do meu blogue e do grupo MOTIVADOS.COM
http://carlosbbleite.blogspot.com/
http://motivadoscom.blogspot.com/

Abraço,
Carlos Leite.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tarefa 7 - Provar propriedades operacionais (TA)

Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Tópicos em Álgebra

Tutora: Camilla Peixoto

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Tarefa semana 7

Atividade 2: Seja A um anel. Prove que:

  • a) a(b – c) = ab – ac e (b – c)a = ba ca

Sejam a, b e c pertencentes ao anel A

Pelo axioma (D), temos: (ab + (-ac))

Em consequencia dos axiomas (S.1) e (P.1), temos: ab + (-ac)

Pela proposição 3 item “c”, temos: ab ac

Então, a(b – c) = ab ac

De forma análoga, (b – c)a = ba ac

Atividade 3: Seja A um anel com unidade. Prove que:

  • b) (-1)x = -x

Seja x pertencente ao anel A

Pela proposição 3 item “c”, temos: -(1x)

Pela condição (P.2), temos: -(x)

Em consequencia do axioma (P.1), temos: -x

Então, (-1)x = -x

Atividade 5: Seja A um anel de integridade. Prove que:

  • c) a² = 0 ó a = 0

Seja a pertencente ao anel A

Pela notação de potencia, temos: a.a = 0 ó a = 0

Pela proposição 2 item “c”, temos: a.a = 0 ó a.0 = 0

Pela condição (P.3), temos: a.a = 0 => a = 0 ou a = 0

Então, a.0 = 0 ó a.0 = 0

"... em Matematica resolver problemas é comum, mas nem todos percebem as habilidades que estão envolvidas neste processo..." (IE 2)

Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 22 junho 2009, 04:01

Olá, Gabriela!

Os fundamentos teóricos são importantes, sem dúvida, mas dou preferencia aos exemplos, pois através deles é possível empregá-los na prática e/ou adaptá-los de acordo com as necessidades e dificuldades das pessoas a que se destinam.

Saudações,
Carlos.

"... nosso curso reproduz o que temos nas escolas,alunos em diferentes tempos..." (IE 2)

Re: "Estamos sendo conscientes e estamos buscando essas novas ferramentas?"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 22 junho 2009, 03:35

Olá, Elizabete Borges!

Os ambientes virtuais são propícios à interação porque independem dos locais onde as pessoas se encontram e, por isso, tornam-se um meio fascinante de comunicação que os jovens utilizam com grande naturalidade.
Através deste Curso estamos tendo a oportunidade de conhecer e usar os recursos da Internet com finalidades educacionais e, um dos fatos mais prazerosos, tem sido a atuação de todos como colaboradores, favorecendo nosso aprendizado contínuo. É muito gratificante.

Abraço,
Carlos Leite.

Atividade 8 (TA)

Re: GRUPO 1
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - segunda, 22 junho 2009, 02:23

OK. Camilla!

No item "a", pensava que apenas a condição P3' (da definição de corpo - pág. 4) bastaria e, também, estava confundindo a simbologia genérica com os números, no caso "1".
Item "b", tudo bem, verificar todas as condições.
Letra "f", tomando-se 2 vetores facilita.

Obrigado e abraço,
Carlos.

domingo, 21 de junho de 2009

Unidade 7 (TA)


Re: GRUPO 1
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - domingo, 21 junho 2009, 09:10

Bom dia, Camilla!

Realizei algumas atividades dessa Unidade 7 e, com relação aos dois primeiros questionamentos deste fórum, gostaria de comentar o seguinte:
_ Nas atividades propostas, o desenvolvimento das justificativas foi parecido com o trabalho realizado nas unidades anteriores, sendo que dessa vez usamos os axiomas, então, facilitou bastante.
_ Estou tendo dificuldades em desenvolver a atividade 8 quanto às novas estruturas especificadas, itens: "a", "b" e "f".

Abraços,
Carlos Leite

sábado, 20 de junho de 2009

Estratégias para criatividade em Matemática (IE 2)

Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 20 junho 2009, 18:48

Boa noite, Vina e demais colegas!

Os PCN incluem a criatividade em seus objetivos, entretanto, não indicam como desenvolve-la e estimulá-la ao organizar o trabalho pedagógico com a Matemática.
No Brasil, existem poucos trabalhos que se preocupam em investigar a criatividade em Matemática. As publicações internacionais que tratam do desenvolvimento e da avaliação da criatividade em Matemática, caracterizam-se por apresentar estudos embasados na formulação e resolução de problemas e na redefinição de elementos matemáticos como estratégias didático-metodológicas.

_ Formulação de problemas - Segundo English (1997a, 1997b) esta estratégia fornece aos professores importantes insights acerca de como os estudantes estão compreendendo os conceitos e os processos matemáticos, bem como suas percepções a respeito das atividades desenvolvidas, suas atitudes em relação à Matemática e sobre sua capacidade criativa nessa área.

_ Resolução de problemas – O uso desta metodologia possibilita o desenvolvimento de capacidades, como: observação, estabelecimento de relações, comunicação, argumentação e validação de processos, além de estimular formas de raciocínio como: intuição, indução, dedução e estimativa. Essas capacidades são requeridas nas situações práticas do cotidiano.

_ Redefinição – É a estratégia que desenvolve a habilidade de redefinir uma situação matemática em termos de seus atributos, de forma variada e original, gerando muitas possibilidades de representar essa situação. Por exemplo, apresentar dois números e solicitar aos alunos que escrevam tantas coisas quando puderem acerca do que esses números tem em comum. Outro tipo de situação seria apresentar aos alunos diversas figuras geométricas e, fixando-se uma delas, indicar que figuras apresentam características ou propriedades semelhantes à figura considerada.

Abraços,
Carlos Leite.

Fonte de referencia: . Acessado em: 20 de junho de 2009.

"Oferecer novas ferramentas para facilitar a aprendizagem é a melhor opção em questão de educação. Essas ferramentas nos estimulam..." (IE 2)

"Estamos sendo conscientes e estamos buscando essas novas ferramentas?"
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - sábado, 20 junho 2009, 08:08

Bom dia, Vina e demais colegas!

Certamente, as novas ferramentas geram oportunidades para que sejam encontradas estratégias eficazes para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

O Curso NTEM vem cumprindo o seu propósito de apresentar aos seus alunos as tecnologias que estão disponíveis, principalmente na Internet. Os participantes deste Curso demonstram bastante interesse no uso dos novos recursos.

Fazendo uma análise superficial, e sem citar nomes para evitar injustiças, percebo que alguns colegas estão vencendo o medo de utilizar o computador; outros que já usavam esse meio tecnológico, procuram aprimorar os seus conhecimentos e ainda existem aqueles que demonstram certa inibição.

O importante é que está sendo possível testar essas novas ferramentas nas atividades propostas, criando-se alternativas para que o professor possa empregá-las nas suas escolas. A próxima etapa é colocar na prática todo esse aprendizado.

Acredito que nossos colegas cursistas estão conscientes das suas responsabilidades e, por isso, vem buscando melhorar a sua prática docente estimulados pelo conhecimento das novas tecnologias.

Saudaões,
Carlos Leite

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tarefa semana 7 - Objeto de Aprendizagem II (IE2)



Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Informática Educativa II

Tutora: Ludovina Morais de Oliveira Silva

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Grupo 2 – Pólo Campo Grande

Tarefa 6 – Objeto de Aprendizagem II

OBJETO DE APRENDIZAGEM II

  1. Título

Materiais didáticos para laboratório de ensino de Geometria

  1. Tipo de Objeto

Slides com fotos dos materiais didáticos.

  1. Série

7º. Ano do Ensino Fundamental.

  1. Categoria

Matemática

  1. Subcategoria

Este Objeto de Aprendizagem poder-se-ia ser apresentado entre as 3ª. e 4ª. etapas do Projeto elaborado pelo grupo MOTIVADOS.COM, interligando as habilidades de visualização com os conceitos geométricos envolvidos na utilização do software Régua e Compasso.

  1. Objetivo

Proporcionar ao aluno uma base sólida para a construção do conhecimento, cumprindo o papel de mediador lúdico no desenvolvimento de habilidades e de conceitos matemáticos, assim como, permitir a transição do uso de materiais simples e concretos para os sofisticados e virtuais.

  1. Resumo

O Objeto de Aprendizagem “Materiais didáticos para laboratório de ensino de Geometria”, tem a função dentro do Projeto de Aprendizagem “A dimensão da devastação da Floresta Amazônica e suas conseqüências para o Planetade preparar o aluno para a realização de atividades no programa de Geometria Dinamica R.e.C., onde será executado o cálculo das áreas desmatadas. Cabe ressaltar que o ambiente de um laboratório propicia mais liberdade para que o estudante possa construir o conhecimento de forma interativa.

A avaliação está ancorada no enfoque pedagógico sócio-construtivista, onde predomina a auto-avaliação e/ou avaliação mútua. Será observado o trabalho colaborativo e a interação entre os alunos.

  1. Links do Objeto de Aprendizagem

http://motivadoscom.blogspot.com/ (Blog do grupo – clicar em “Objeto de Aprendizagem II”)

http://www.slideshare.net/bbleite/materiais-didticos-para-laboratrio-de-ensino-de-geometria-1599998 (Site SLIDESHARE)

http://carlosbbleite.blogspot.com/ (Blog pessoal – clicar em “TarefaSemana7_IE2_CarlosLeite)

  1. Bibliografia

Alguns sites acessados (em 23/04/2009)

http://www.eco.ufrj.br/epos/tema/mondrian.htm

http://3.bp.blogspot.com/8MvVTTNEdBY/RtNtTOQtrhI/AAAAAAAAAkY/tUfMm5XWqAk/s400/ilusao02.bmp

www.mcescher.com

http://www.xtibia.com/forum/MaisIlusoest86293.html&pid=544857&mode=threadd

http://www.portaldavaca.com.br/ilusao_otica/figuras_duplas_1.php

Discussão da semana 7 (TA)

Re: GRUPO 1
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 18 junho 2009, 10:27

Bom dia Camilla e demais colegas!

Por enquanto, apenas li a Unidade 7 sem realizar as atividades propostas. Percebi que se trata de um estudo algébrico mais técnico, embasado em axiomas, onde prevalece o conhecimento abstrato.
Quanto aos questionamentos deste fórum e que estão no final da Unidade 7 (págs. 13 e 14), penso o seguinte:

  • O estudo desta unidade pode me ajudar a organizar todo o estudo das unidades anteriores. Tenho que me aprofundar nos estudos para tecer maiores comentários.
  • O trabalho realizado nas unidades anteriores poderá me ajudar a entender melhor o estudo desta unidade. Sem dúvida que os estudos das unidades anteriores foram uma preparação para o desenvolvimento de um estudo matemático mais rigoroso.
  • Sempre é possível preparar um aluno, durante o ensino médio, para realizar, na faculdade, um estudo axiomático e abstrato de conteúdos matemáticos. Esta preparação do aluno, somente será possível, se houver uma sequencia nos estudos, isto é, os conteúdos básicos devem ser aplicados em etapas previamente definidas, evitando-se pular etapas, sendo necessário tempo e planejamento.
  • É óbvio que devemos nos preocupar com esta preparação. Se deixar este problema para ser enfrentado na própria universidade, corre-se o risco de existirem falhas no aprendizado e os equívocos vão se perpetuar ao longo da vida academica.

PS.: estarei ausente nos próximos dias, por motivos profissionais.

Saudações,
Carlos Leite.
"Força Sempre."

Estratégias para o ensino da Matemática (IE 2)

Re: Grupo 2 :: Vamos ao desafio ?
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr] - quinta, 18 junho 2009, 08:56

Bom dia, André!

O artigo do site MALHATLANTICA que voce disponibilizou é muito bom, pois além de evidenciar os bloqueios dos alunos na compreensão da matemática, ele apresenta uma estratégia na qual os estudantes fazem uma pequena dissertação sobre os conteúdos ensinados e o professor executa o feedback. Essa situação, pode se adequar perfeitamente na utilização de blogs para esta finalidade, conforme voce fez, muito bem, no seu trabalho de Objeto de Aprendizagem, integrando a resolução de problemas com as ferramentas da Web.
Outra coisa que o artigo coloca, e sempre fui defensor desse pensamento, é o fato de que se deva encorajar o aluno no momento em que ele apresenta uma resposta equivocada quando da resolução de um problema, nesse caso, o professor terá que exercer o seu papel de orientador e o estudante aprenderá com os próprios erros (parece paradoxo, mas não o é).

Saudações,
Carlos Leite.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tarefa semana 6 - Objeto de Aprendizagem (IE2)



Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Informática Educativa II

Tutora: Ludovina Morais de Oliveira Silva

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Grupo 2 Pólo Campo Grande

Tarefa 5 – Objeto de Aprendizagem

OBJETO DE APRENDIZAGEM

      Título

    Devastação da Amazonia – Calcule os prejuízos causados ao ambiente

    1. Tipo de Objeto

    Slides com imagens e manchetes sobre a floresta amazonica (com som).

    1. Série

    7º. Ano do Ensino Fundamental.

    1. Categoria

    Meio ambiente

    1. Subcategoria

    Este Objeto de Aprendizagem faz parte da 1ª. etapa do Projeto elaborado pelo grupo MOTIVADOS.COM, onde é previsto exibições de slides e vídeos da Amazonia.

    1. Objetivo

    O aluno deverá compreender as noções básicas sobre o tema, perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, despertar o interesse pelas pesquisas e ver a Internet como um instrumento de estudos.

    1. Resumo

    O Objeto de Aprendizagem “Devastação da Amazonia – Calcule os prejuízos causados ao ambiente”, é a etapa inicial para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem “A dimensão da devastação da Floresta Amazônica e suas conseqüências para o Planeta” cujo tema central á avaliar criticamente os prejuízos ao meio ambiente através do cálculo das áreas desmatadas.

    A avaliação está ancorada no enfoque pedagógico sócio-construtivista, onde predomina a auto-avaliação e/ou avaliação mútua.

    1. Links do Objeto de Aprendizagem

    http://motivadoscom.blogspot.com/ (Blog do grupo – clicar em “Objeto de Aprendizagem”)

    http://www.slideshare.net/bbleite/devastao-da-amazonia (Site SLIDESHARE)

    http://www.youtube.com/watch?v=BI0ZTPXnu0Y (Site YOUTUBE)

    http://carlosbbleite.blogspot.com/ (Blog pessoal – clicar em “TarefaSemana6_IE2_CarlosLeite)

    carlosbbleite@gmail.com (Endereço de e-mail para ORKUT)

    “(...) Todos os que quisessem demonstrar publicamente o resultado do seu estudo deviam ter ocasião e oportunidade de o fazer.(...)" ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Ed. Vozes, Petrópolis, 1977.

    1. Bibliografia

    Alguns sites acessados (em 15/06/2009)

    http://www.4shared.com/file/14090774/296c80d2/Guilherme_Arantes_-_Planeta_gua.html?s=1

    http://www.edhorizonte.com.br/revista/index.php?acao=exibirMateria&obj=Site&materia[id_materia]=277&edicao[id_edicao]=31

    Alguns sites acessados (em 14/06/2009)

    http://www.conhecendooamazonas.com.br/page4.php

    http://nossaamazonia.com.br/pororoca/?page_id=32

    http://nossaamazonia.com.br/pororoca/?page_id=59

    http://www.franciscanosmapi.org.br/index.php?page=cms&id=40

    http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=10624

    http://cienciahoje.uol.com.br/4296

    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL144071-5598,00-PACTO+PROPOE+FIM+DO+DESMATAMENTO+NA+AMAZONIA+ATE.html

    http://www.circuitomt.com.br/home/materias/42

    http://www.circuitomt.com.br/home/materia/2348

    http://www.jota7.com/mundo/2004/floresta_amazonica_perdeu_11968_km_em_um_ano.html

    http://www.agrosoft.org.br/agropag/28888.htm

    http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=20063

    http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=22733&action=reportagem

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/020816_amazoniacg.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u450087.shtml

    http://www.ecosdotocantins.com.br/noticia.php?id=8397

    http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./florestal/index.html&conteudo=./florestal/artigos/desmatamento.html

    http://www.apolo11.com/abba.php

    http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=81031

    http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/1776/codInterno/16528

    terça-feira, 16 de junho de 2009

    Tarefa 6 - Propriedades operacionais matriciais (TA)



    Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

    Disciplina: Tópicos em Álgebra

    Tutora: Camilla Peixoto

    Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

    Grupo 1 - Tarefa semana 6

    “Escolha duas propriedades operacionais da unidade 4 (sem ser as propriedades básicas – você pode escolher entre as propriedades (1) a (10), ou entre outras propriedades apresentadas nas atividades). Você deve justificá-las a partir das propriedades operacionais estabelecidas para matrizes, ou seja, você deve justificar as duas propriedades operacionais que escolher a partir das propriedades matriciais apresentadas na unidade 6. Não utilize as definições para justificar as propriedades escolhidas.

    A dificuldade da tarefa também inclui saber escolher as propriedades operacionais, pois, como nem todas as propriedades básicas são válidas no contexto de matrizes, nem todas as outras propriedades também são válidas.

    Não esqueça de justificar cada passagem de seus argumentos e lembre que você só pode usar as propriedades (a) até (j) da unidade 6.”

    • (1) a + x = 0 => x = -a

    Sejam a e x Mn(R)

    Propriedade “dx + a = 0

    Propriedade “ex = 0 + (-a)

    Propriedade “bx = -a

    • (2) a + x = a => x = 0

    Sejam a e x € Mn(R)

    Propriedade “dx + a = a

    Propriedade “ex = a + (-a)

    Propriedade “cx = 0

    Referencia bibliográfica: MOUTINHO, Ion. Tópicos em Álgebra. (Unidades 4 e 6) Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. UFF/CECIERJ/UAB.