terça-feira, 29 de setembro de 2009

"... essas falhas possam ser minimizadas, desenvolvendo conteúdos de uma forma construtiva e professores mais conscientes..." (TAAGEM)

Re: Fórum temático 5- Trigonometria
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - terça, 29 setembro 2009, 09:20

Bom dia, Sandra!

As dificuldades para se ensinar Matemática são muitas, mas a pior situação é aquela que você comentou em outra postagem a respeito da discriminação dos próprios colegas de profissão que consideram a Matemática "uma disciplina muito difícil".
Quanto a "professores mais consciente", penso que o sucesso na carreira está diretamente relacionado a questão de gostar daquilo que faz e, consequentemente, estar satisfeito em executar o trabalho com prazer. (Parece um pensamento utópico, neh?! Mas, acho que é possível...)

Abraço,
Carlos Leite.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

“Como usar recursos dos softwares de matemática e/ou applets em nosso favor?” (TAAGEM)

Re: Fórum temático 5- Trigonometria
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 28 setembro 2009, 19:13

Boa noite a todos!

Como usar recursos dos softwares de matemática e/ou applets em nosso favor?

A utilização de softwares de Matemática pode proporcionar: interação, autonomia e criatividade. O “Software Educandus”, por exemplo, representa uma transição do material didático tradicional para o moderno, no estudo da Matemática a nível de Ensino Médio. Este software é capaz de induzir o aluno a controlar seu próprio processo de aprendizagem.
Segundo um trabalho de dissertação para mestrado apresentado por Francisco Alves de Oliveira Filho, o “Software Educandos” está dentro dos padrões das novas tecnologias educacionais, satisfazendo não só às necessidades do professor como mediador da aprendizagem, mas também ao aluno na construção de seus conhecimentos.
Constatou-se, por meio do curso de trigonometria, desenvolvido no Laboratório de Informática do Curso de Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológico do Ceará, “que o aluno, interagindo com as interfaces do “Software Educandus” é capaz de gerenciar a busca do saber matemático, construindo uma base matemática sólida e preenchendo as possíveis lacunas da estrutura cognitiva deixada no Ensino Fundamental”.

Saudações,
Carlos Leite.

Referência Bibliográfica: <http://mpcomp.pgcomp.uece.br/admin/arquivo/FranciscoFilho2004.pdf>. Acessado em 28 de setembro de 2009.

"Porque é tão difícil ensinar Matemática, no caso, trigonometria..." (TAAGEM)

Re: Fórum temático 5- Trigonometria
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - segunda, 28 setembro 2009, 13:48

Boa tarde a todos!

Porque é tão difícil ensinar Matemática, no caso, trigonometria...”

As dificuldades que os alunos do Ensino Médio tem para assimilar com clareza os conteúdos de Matemática é decorrência das falhas ocorridas em etapas de ensino anteriores (Ensino Fundamental), que levam ao pensamento de que “Matemática é difícil”. Essas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem podem ser minimizadas através da criação de um ambiente informatizado para o desenvolvimento de temas como a trigonometria, por exemplo.
O ensino da Matemática baseado em metodologias tradicionais não contribui para a construção do conhecimento, é necessário trabalhar com assuntos pertinentes à realidade do contexto social do aluno, possibilitando-o participar ativamente do processo.

Saudações,
Carlos Leite.

domingo, 27 de setembro de 2009

"... Por se tratar de um Curso a Distância, o cursista terá que se organizar para estudar, com autonomia, os temas propostos nas diferentes..." (STCD)

Re: Grupo - 07 - Clique aqui para participar deste fórum
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - domingo, 27 setembro 2009, 18:55

Boa noite, Daniela!

Muito bem lembrado: "... estudar a distância não significa estar sozinho no processo...", pois, é necessário contar com a ajuda dos colegas e tutores, assim como, compartilhar todas as informações importantes à aquisão, ou construção, do conhecimento.

Abraço,
Carlos Leite.

"... pode ser que esse seja o "medo"... dos professores serem cobrados, pois sabemos que quanto maior os estudos, mais difícil de passar..." (TAAGEM)

Re: Fórum temático- unidade 4
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - domingo, 27 setembro 2009, 18:41

Boa tarde, Gleyce!

Penso que esse "medo" citado por você, acaba gerando insegurança e acomodação aos professores, impedindo-os de lutarem pela qualidade do ensino.
Cada vez mais os concursos e, até mesmo, as seleções para empregos vem "cobrando" conhecimentos de informática. É uma realidade.
Quanto ao blog "Materiais de Matemática", também recebi o convite e estou seguindo-o.

Obs.: Parabéns pelo seu blog!!!

Beijos,
Carlos Leite.

Exercício 12 (TAAGEM)

Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio

Tutora: Alessandra Jaccoud Pinto

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande - Grupo 1

Tarefa: Exercício n º 12 da Lista 1

12) No texto sobre "A Matemática do Ensino Médio por meio de problemas", abordamos as idéias do matemático húngaro Polya, que traça um plano global para resolver um problema em 4 estágios:

  1. compreender o problema;
  2. escolher uma estratégia;
  3. executar o plano;
  4. examinar a solução.

Comente cada um dos estágios especificados na solução que você deve presentar o seguinte problema: quais são as dimensões de um retângulo de perímetro 20 centímetros cuja área é a maior possível?

Solução:

  1. Compreender o problema
  • Escrever os dados fornecidos => Retângulo; Perímetro = 20 cm e área maior possivel.
  • Desenhar uma figura para melhor visualizar o problema =>

  1. Escolher uma estratégia
  • Relacionar dados e incógnitas => Perímetro = P, Área = A; base = b e altura = h
  • Definições => Perímetro = 2b + 2h = 20 => h = 10 - b

=> Área = b x h => A = b(10 - b) = 10b - b2

  1. Executar o plano
  • Achar as dimensões do retângulo => Para encontrar a área máxima, deve-se calcular o valor máximo da função que é dado pela abscissa do ponto máximo (-b / 2a), tem-se: b = -10 / -2 = 5 cm; Logo, h = 5 cm
  • Calcular a área => A = 5 x 5 = 25 cm2

  1. Examinar a solução
  • Verificar o resultado => Trata-se da área de um quadrado, pois o perímetro é divisível por 4, então toda vez que o quociente é o lado do quadrado, a área será máxima. Se o problema excluísse o quadrado (que é um retângulo), a área seria 24 cm2 e as dimensões 6 cm e 4 cm.

Fonte de referência:

<http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081008185304AAdmyeQ>.Acessado em 27 de setembro de 2009.

"Olá Carlos, também acredito que a questão da autonomia está relacionada a maturidade, a objetivos definidos, pelo menos em EAD..." (STCD)

Re: Grupo - 07 - Clique aqui para participar deste fórum
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - domingo, 27 setembro 2009, 09:31

Bom dia, Sandra Elisa!

O grande desafio em estudar com autonomia em um curso de EAD, por exemplo, é saber administrar o tempo, pois na maioria das vezes, a pessoa tem outras atribuições profissionais, além de compromissos familiares.
Diante de tantas responsabilidades, suponhe-se que seja necessário adquirir maturidade suficiente para poder definir seus objetivos, saber escolher os conteúdos de seu interesse e manter-se auto-disciplinado na busca do conhecimento.

Satisfação em interagir.

Abraço,
Carlos Leite.

sábado, 26 de setembro de 2009

"... Precisamos caminhar para uma escola mais livre, onde o aluno possa dar sentido ao seu próprio conhecimento." (STCD)

Re: Grupo - 07 - Clique aqui para participar deste fórum
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sábado, 26 setembro 2009, 18:42

Boa noite, Sandra Rosária!

Perfeita a sua abordagem sobre a entrevista de Pierre Lévy.
Em relação à autonomia, gostaria de ressaltar a questão da maturidade, pois penso que os alunos só atingirão o senso de responsabilidade para construirem a aprendizagem, por si próprios, quando tiverem vivenciados e acumulados experiências. A partir disso, será possível planejar seus objetivos, fazer escolhas que considerarem mais importantes e atuar com liberdade de pensamento.
Diante dessas considerações, os estudantes universitários se adequariam melhor a condição da aprendizagem com autonomia.

Abraços,
Carlos Leite.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto: "UM AMBIENTE CONSTRUTIVISTA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: ESTUDO DA INTERATIVIDADE, DA COOPERAÇÃO E DA AUTONOMIA EM UM CURSO DE GESTÃO..."(STCD)

Re: Grupo - 07 - Clique aqui para participar deste fórum
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quinta, 24 setembro 2009, 22:14
Olá, mais uma vez, boa noite!


O texto 10 apresenta o trabalho de Maria Alice Pessanha de Carvalho, que considera a interatividade, a cooperação e a autonomia características essenciais em um ambiente de aprendizagem construtivista.

# Interatividade é o relacionamento entre indivíduos e grupos em uma comunidade de aprendizagem.

# Cooperação é uma relação de troca compartilhada estabelecida entre os participantes do grupo que tem interesses comuns no desenvolvimento da aprendizagem.

# Autonomia é a capacidade de autodeterminar-se, escolher, apropriar-se e reconstruir o conhecimento em função das necessidades e interesses de cada indivíduo.

Segundo a autora, os principais fatores que contribuíram para potencializar e/ou limitar o desenvolvimento da interatividade, cooperação e autonomia durante a realização do curso foram: fatores sócio-culturais e/ou humanos; fatores tecnológicos; fatores relacionados ao modelo pedagógica e as condições de realização do estudo.




Abraços,


Carlos Leite.

Vídeo: entrevista com Pierre Lévy - Programa Roda Viva II (STCD)

Re: Grupo - 07 - Clique aqui para participar deste fórum
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quinta, 24 setembro 2009, 19:11
Boa noite a todos!

O vídeo 5, traz novamente Pierre Lévy e sua entrevista no programa Roda Viva. Desta vez, ele responde como é que se deve lidar diante de tantas informações ("dilúvio de informações") as quais se tem acesso.

O autor do livro "CIBERCULTURA" afirma que não é possível fazer um resumo de todas as informações, neste sentido cada indivíduo e cada grupo deve, por conta própria, fazer uma filtragem, isto é, uma seleção dos conteúdos que pareçam ser mais importantes para dar um "sentido" às informações.

A construção da autonomia deve ser calcada na responsabilidade de cada escolha e na consciêcia do rumo a ser seguido.

Saudações,

Carlos Leite.

Re

Imagem de Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208]

Re: Fórum temático- unidade 4

por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 23 setembro 2009, 11:03

 

     Bom dia Andreia, Ale e demais colegas!

     A afirmação de Goos et al(2003, p. 78), citada pela colega Andreia, retrata o que deve estar acontecendo na maioria das escolas que utiliza recursos tecnológicos, ou seja, infelizmente, essas ferramentas estão servindo apenas para substituirem os cálculos mentais, enquanto que a metodologia pedagógica continua arcaica.

     Quanto as colocações da tutora Alessandra, penso que primeiro, deve-se avaliar as condições de trabalho que foi fornecida ao professor, como treinamentos e cursos de capacitação, por exemplo.  Depois disso, poder-se-ia acrescentar a necessidade de apoio por parte dos coordenadores e, principalmente, dos diretores das instituições escolares, através da preparação adequada dos professores para que possam usar com eficiência a tecnologia disponível dentro da sala de aula.  A partir daí, o docente assumiria toda responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem.

Saudações,

Carlos Leite.

 

Imagem de Alessandra Jaccoud Pinto [TD]

Re: Fórum temático- unidade 4

por Alessandra Jaccoud Pinto [TD] - quarta, 23 setembro 2009, 14:07

 

Carlos,

com certeza a responsalidade do professor não é algo sozinho, exite toda a necessidade de um apoio de toda estrutura escolar e governamental, nos casos de escolas públicas.

Você tem toda a razão.Talvez me espressei mal e peço desculpas. 

Existe uma necessidade básica da formação dos professores para a atuação.

Deixo aqui um exemplo dos notebooks liberados aos professores do governo do estado do Rio, com acesso a internet e tudo, mas quando foi feito uma formação com os que receberam? Existem os NTE's, mas que são procurados por aqueles que se interessam, talvez porque não a existência de um projeto inicial antes da entrega das máquinas com a formação dos mesmo?

Estou errada? Se sim me corrija.

Será que muitos dos que receberam estão utilizando-os para a educação?

Abraços

Ale

 

Imagem de Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208]

DESCULPAS

por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quinta, 24 setembro 2009, 12:23

 

     Oi, Ale!!!

     Não precisava pedir desculpas...  Eu é que peço desculpas, se te causei algum constragimento.

     A minha intenção foi complementar a sua postagem, pois a compreendi, entretanto, naquele momento você focalizou apenas o papel do professor na questão do uso inadequado das tecnologias.  OK?!

Abraços,

Carlos.  

 

Imagem de Alessandra Jaccoud Pinto [TD]

Re: DESCULPAS

por Alessandra Jaccoud Pinto [TD] - quinta, 24 setembro 2009, 13:36

 

Constrangimento algum Carlos, estamos aqui para isso. Um complementar o outro.

Abraços querido,

Ale

 

 


"...é necessário o envolvimento de toda a equipe, para que o professor consiga realizar um trabalho melhor e usando até mesmo as tecnologias."(TAAGEM)

Re: Fórum temático- unidade 4
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quinta, 24 setembro 2009, 14:26

Boa tarde, Fernanda e demais colegas!

A experiência de trabalho que tenho é oriunda do meio indústrial; então, permitam-me fazer uma analogia dessa questão dos laptops e capacitação (considerem EMPRESA x ESCOLA e TREINAMENTO x CAPACITAÇÃO).
Na empresa, o treinamento de seus funcionários é fundamental para o desenvolvimento das atividades. Mas, a partir do momento em que a empresa oferece o treinamento, ocorre a cobrança dos resultados, isto é, os empregados vão ter que demonstrar efetivamente o uso dos conhecimentos adquiridos.
É verdade que as empresas visam o lucro, mas a escola tem por objetivo formar cidadãos (que é mais importante!).
Assim, nas escolas, é necessário que os professores sejam preparados à utilização das novas tecnologias. E, enquanto os responsáveis pelas instituições educacionais não tomarem ações concretas, o ensino ficará na dependência de atitudes isoladas, ou seja, o profissional que está incomodado e insatisfeito com essa situação vai em busca do conhecimento por conta própria.

Saudações,
Carlos Leite.

"... Conheço de perto este problema, colegas que tem o computador e não sabem utilizá-lo. Alguns por medo, outros por comodismo..." (TAAGEM)

Lamentável
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quinta, 24 setembro 2009, 13:08

Olá, Tati!
Tudo bem!!!
São lamentáveis os episódios narrados por você quanto as atitudes de suas colegas que não se interessaram em usar os laptops para auxiliá-las no desenvolvimento das aulas.
Infelizmente, maus profissionais existem em todos os setores da sociedade. Neste curso, é possível perceber que a grande maioria está em busca de melhorias na qualidade de sua prática de ensino e, para isso, não mede esforços.
É louvável a sua atitude de chamar os colegas para participarem desse momento histórico na Educação, aqueles que não te responderam estão perdendo uma excelente oportunidade para se atualizarem e, até mesmo, crescerem como seres humanos.
Sem dúvida que você está fazendo a sua parte; nós não temos condição de mudar o mundo sozinho, mas juntos podemos ajudá-lo a se transformar em um ambiente mais agradável.

Abraços,
Carlos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tarefa_etapa2_carlos_leite (STCD)



Módulo- Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância

Turma: 3.2009 (Grupo 07)

Tutor(a): Cláudia Valeria Nobre.

Tarefa: “Painel de Ações do Tutor”

Aluno(a): Carlos Alberto Soares Leite. (Pólo: Campo Grande)

Segunda parte: “A interatividade do sistema de tutoria e as relações interpessoais”.

Uma das grandes dificuldades que acompanha a humanidade, desde sua origem, está na complexa relação de convivência entre os próprios indivíduos, a partir do momento em que necessitam atuar constantemente no mesmo ambiente. Até mesmo no mundo virtual é preciso haver colaboração de todos os participantes para ocorrer a interação.

Na educação, o bom relacionamento por parte de alunos e professores é fator essencial para que haja a construção do conhecimento, mas nem sempre isto ocorre. Acontece que cada pessoa tem a sua forma especial de pensar, sentir e ver as coisas. Por conseqüência, as atitudes e os comportamentos não são os mesmos e irão variar ao longo da vida.

Há situações no ambiente escolar em que não é observada a condição afetiva das pessoas que ali se encontram, em virtude disto, alguns profissionais de ensino acreditam que a integração entre a razão e a emoção no sistema educativo é fundamental para desenvolver a capacidade dialógica e cognitiva dos estudantes; e que a inclusão de técnicas de resolução de conflitos na grade curricular poderá solucionar problemas interpessoais e sociais.

Na EAD, a tutoria deve ficar atenta às diversas formas de interações que representam o meio através do qual os alunos e alunas vão expressar: conhecimentos, dúvidas, sentimentos, críticas, frustrações, respeito e desejo de querer aprender. Por isso, é muito importante saber administrar as várias formas de comunicação para que seja possível obter êxitos nas relações interpessoais e intrapessoais.

A comunicação pela escrita exige que o tutor tenha a sensibilidade de perceber o sentimento que está inserido nas entrelinhas das postagens de cada integrante do grupo, para favorecer a criação de um ambiente harmonioso e propício à construção do conhecimento compartilhado. A postura diante dos erros, por exemplo, merece uma atitude positiva no sentido de poder aprender a partir dos próprios erros, caso contrário, os erros cometidos podem provocar o bloqueio e o medo de fazer novas tentativas.

Nesta discussão sobre interatividade e relacionamento, pode-se considerar que a questão do “silêncio virtual” é o tópico mais enigmático a ser tratado, isto porque os estudiosos e pesquisadores ainda não chegaram a conclusões definitivas se o silêncio traz ou não benefícios à aprendizagem. A maior dificuldade encontrada pela equipe de tutoria consiste em tentar saber o(s) motivo(s) que leva(m) o estudante a não participar ativamente dos fóruns temáticos. Esta ausência pode ter alguns significados, como: esquecimento, debate sem importância, falta de identificação com o ambiente virtual, não concordar com as discussões, forma de protesto, dificuldades emocionais e etc.. Mas, também existem os silêncios “fecundos” (silêncios construtivos) que podem representar momentos de reflexão e criatividade. Então, mais uma vez, cabe ao tutor agir com sensibilidade e cautela na condução do silêncio que na maioria das vezes envolve laços emocionais.

O aperfeiçoamento da educação está diretamente ligado à evolução do ser humano, tanto a nível intelectual quanto a nível sentimental, pois através da ajuda mútua as pessoas melhoram enquanto seres humanos e tornam os relacionamentos sociais mais agradáveis e construtivos, sempre respeitando as atuações de diferentes personalidades. O tutor, por sua vez, deve evitar a utilização de métodos autoritários e retrógrados e procurar usar argumentos motivadores e convincentes para atrair e estimular a participação dos estudantes.

O papel da tecnologia na educação matemática (TAAGEM)

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http://www.lanteuff.org/moodle/user/view.php?id=961&course=160"> height = "35" alt = "Imagem de Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208]" src = " http://docs.google.com / arquivo? dfnd859v_388gz237xdb_b id = "width =" 35 "border =" 0 "/>

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<> Re: Verdana ?;?>< b> http://www.lanteuff.org/moodle/user/view.php?id=961&course=160 "span> <<> style =" font-family: 'Verdana'; color: # 0f3c8c; "> Carlos Alberto Soares Leite ANcgr208 [] < span style = "font-size: 78%;"> - Quarta, 23 de setembro de 2009, 11:03

style="font-size:85%;">

style="font-family:'Verdana';"> style="font-size:85%;"> span style < = "font-family: 'Verdana';">< span style =" font-size: 85%; "> style="font-family:'Verdana';"> < span style = "font-size: 85%;"> Bom dia Andreia, Ale e demais colegas!

style="font-size:85%;"> < span style = "font-size: 85%;"> style="font-family:'Verdana';"> style="font-size:85%;"> A afirmação de < b> Goos style="font-family:'Verdana';"> et al (2003, p. 78), citada pela colega Andreia, retrata o que DEVE estar acontecendo Na maioria das escolas que utiliza recursos tecnológicos, ou seja, infelizmente, essas ferramentas estão servindo apenas para substituirem os cálculos mentais, enquanto que a metodologia pedagógica continua arcaica.

span < style = "font-family: 'Verdana';">< span style =" font-size: 85%; "> style="font-family:'Verdana';"> style="font-family:'Verdana';"> style="font-size:85%;"> span style <= "font-family: 'Verdana';">< span style =" font-size: 85%; "> Quanto as colocações da Tutora Alessandra, penso que primeiro, deve-se Avaliar as Condições de Trabalho que foi fornecida ao professor, style="font-size:85%;"> span style <= " font-family: 'Verdana';">< span style = "font-size: 85%;"> como por Treinamentos e Cursos de Capacitação exemplo,. < span style = "font-size: 85%;"> style="font-family:'Verdana';"> Depois disso, poder-se-ia acrescentar style="font-family:'Verdana';"> style="font-size:85%;"> A necessidade de apoio por parte dos style="font-size:85%;"> < span style = "font-size: 85%;"> coordenadores e, principalmente, dos diretores das Instituições escolares, POSSAM Através da Adequada preparação dos professores para que com eficiência usar style="font-family:'Verdana';"> uma tecnologia disponível dentro da sala de aula. style="font-size:85%;"> span style < = "font-family: 'Verdana';">< span style =" font-size: 85%; "> A partir daí, o docente assumiria toda responsabilidade no processo de aprendizagem e ensino.

Saudações,

span < style = "font-size: 85%;"> Carlos Leite. style

style="font-size:100%;"> style="MARGIN-LEFT: class="zeroBorder"

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http://www.lanteuff.org/moodle/user/view.php?id=759&course=160"> height = "35" alt = "Pré-Alessandra Jaccoud Pinto [TD]" src = " http://docs.google.com/File?id = dfnd859v_389f2r32ghs_b "width =" 35 "border =" 0 "/>

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<> Re: Verdana? ;?> http://www.lanteuff.org/moodle/user/view.php?id=759&course=160 "span> <<> style =" font-family: 'Verdana'; color: # 0f3c8c; "> Alessandra Jaccoud Pinto [TD] < span style = "font-size: 78%;"> - Quarta, 23 de setembro de 2009, 14:07

Carlos,

< span style = "font-size: 85%;"> COM CERTEZA uma responsalidade do professor não é algo sozinho, exite Toda a Necessidade de um apoio de toda estrutura escolar e governamental, nos casos de escolas públicas.

span style < = "font-size: 85%;"> Você tem toda uma razão.Talvez me mal e peço desculpas espressei.

< span style = "font-size: 85%;"> Existe uma Necessidade básica da formação dos professores para uma atuação.

Deixo aqui um dos notebooks aos professores liberados exemplo do Governo do Estado do Rio com acesso, a internet e tudo, mas quando foi feito uma formação com os que receberam? Existem os NTE's, mas que são procurados por Aqueles que se interessam, porque talvez não a Existência de um projeto inicial antes da style="font-size:85%;"> entrega das máquinas com a formação dos mesmo?

Estou errada? Se sim me corrija.

Será que muitos dos que receberam estão utilizando-os para a educação?

style="font-size:85%;"> Abraços

style="font-size:85%;"> Ale

< span style =" font-size: 100 %;">

style="vertical-align: estilo

www.lanteuff.org/moodle/user/view.php?id=961&course=160 "> height =" 35 "alt =" Imagem de Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] "src =" http://docs.google.com/File?id=dfnd859v_388gz237xdb_b "width =" 35 "border =" 0 " />

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<> DESCULPAS <> http://www.lanteuff.org/ moodle / user / view.php? id = 961 & course = 160 "span> <<> style =" font-family: 'Verdana'; color: # 0f3c8c; "> style <=" font-size: 78%; "> Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] style="font-size:78%;"> - Quinta, 24 de setembro de 2009, 12:23

style="font-size:85%;"> style="font-family:'Verdana';"> Oi, Ale! < / span>

style="font-size:85%;"> < span style = "font-family: 'Verdana';">< span style =" font-size: 85%; "> style="font-family:'Verdana';"> Não precisava pedir desculpas ... style="font-size:85%;"> < span style = "font-size: 85%;"> Eu é que peço desculpas, se te causei algum constragimento.

style="font-size:85%;"> < span style = "font-family: 'Verdana';">< span style =" font-size: 85%; "> style="font-family:'Verdana';"> style="font-size:85%;"> A minha intenção foi complementar sua postagem uma, pois um compreendi, entretanto, naquele momento você style="font-size:85%;"> apenas focalizou < span style = "font-size: 85%;"> style="font-family:'Verdana';"> O Papel do Professor style="font-size:85%;"> style="font-size:85%;"> na questão do span style <= "font-family: 'Verdana';">< span style =" font-size: 85%; "> uso inadequado das tecnologias. style="font-family:'Verdana';"> OK?!

Abraços,

Carlos. style="font-family:'Verdana';"> style="font-size:85%;">

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<> Re: Verdana ?;?>< b> http://www.lanteuff.org/moodle/user / view.php? id = 759 & course = 160 "span> <<> style =" font-family: 'Verdana'; color: # 0f3c8c; "> Alessandra Jaccoud Pinto [TD] - Quinta, 24 de setembro de 2009, 13:36

style="font-size:85%;"> Algum Constrangimento Carlos, estamos aqui para isso. Um complementar o outro.

Abraços querido,

< span style =" font-size: 85%; "> Ale


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<> Re: Verdana ?;?>< b> http://www.lanteuff.org/moodle/user/ view.php? id = 961 & course = 160 "span> <<> <>

<> Re: Verdana ?;?>< b > http://www.lanteuff.org/moodle/user/view.php?id=759&course=160 "span> <<> < >

<> DESCULPAS <> http://www.lanteuff.org/moodle/user/view.php?id=961&course=160 "A> span <<> <>

<> Re: Verdana ?;?>< b> http://www.lanteuff.org/moodle/user/ view.php? id = 759 & course = 160 "A> span <<>

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade_Eletrônica1_CarlosLeite (TAAGEM)



Curso Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio

Tutora: Alessandra Jaccoud Pinto

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande - Grupo 1

Tarefa: Atividade ELETRÔNICA 1

O uso da calculadora e A Importância da tabuada

A Origem da calculadora está ligada às Pedras que pueden ser consideradas como um dos primeiros instrumentos utilizados para calcular na China (séc. VI aC) e à Blaise Pascal (em 1642) que construiu a primeira máquina de somar.

Historicamente, uma calculadora é motivo de polêmica, por mais precisa e rápida que fosse para sua época, uma máquina de calcular de Pascal não foi bem aceita: os funcionários, Cujo ganha-pão advinha de cálculos à mão, viram nenhum dispositivo uma ameaça um trabalho seu e recusaram se a usa-lo.

A calculadora é um instrumento Capaz de realizar cálculos com certo grau de automatismo. Tecnicamente, é definida como um calculador aritmético ou digital que, como em Operações usuais se reduzem a contar. A máquina de calcular, de fato, é uma versão moderna do ábaco .

Qualquer Ferramenta, tecnológica ou não, pode e benefícios Apresentar Desvantagens com sua Utilização. A calculadora não foge dessa regra, Um aspecto positivo seria usa-la como um instrumento de investigação de hipóteses, o que facilitaria o desenvolvimento do raciocínio, em contrapartida, os Ocorrem erros de cálculos Devido A sua também limitada e Capacidade de representação, resultados errôneos em sentenças compostas por Operações de adição / subtração e multiplicação / divisão, onde algumas máquinas que efetuam Operações na ordem que foram introduzidas (não respeitam uma Prioridade do produto sobre a soma, por exemplo).

Contudo, a máquina de calcular Deve ser parte integrante das aulas, pois o cidadão terá que dispôr deste acessório ao longo de sua vida. Nas aulas de Matemática, cabe ao profissional de ensino Monitorar de forma eficaz o uso correto das máquinas um Fim de Evitar que os alunos fiquem dependentes de sua utilização. Exemplificando, Nas séries iniciais uma calculadora pode ser apresentada aos estudantes Através de seu manual de instruções, a seguir, após terem os conceitos assimilados das 4 Operações Fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), os alunos pueden Usá-la para verificarem a correção de seus exercícios.

O uso da máquina de calcular nas aulas de Matemática dos recursos é um indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais -- PCN - segundo o qual um calculadora um pode ser eficiente instrumento Promover para a aprendizagem de processos cognitivos.

Exemplos de atividades Envolvendo calculadora:

  1. Desafio: _ Encontre o resultado de 543 x 21, sabendo-se que uma tecla está com defeito 5.

(Obs.: este tipo de Exercício Permite o uso da investigação de hipóteses e estimula o raciocínio.)

  1. Um aparelho de ar condicionado custa R $ 849,00. A loja bue duas formas de pagamento:

_ Em 3 vezes sem juros com cartão de 3,3% ao mês, ou

_ À vista com 5% de desconto.

Qual é a melhor opção?

(Obs.: Esta situação problema de visto potencializar Tomadas de Decisões seguras.)

A calculadora não dispensa uma boa das Operações compreensão, nem o aprendizado da tabuada. O cálculo mental é muito importante não Cotidiano porque As pessoas Devem saber resolver problemas de cabeça em situações triviais como, por exemplo, o recebimento de troco após compras feitas em padaria.

O aprendizado da tabuada é outro que tema proporciona controvérsia. Há anos atrás alguns, os professores aplicavam "Castigos" como meio de aprender tabuada. Mas, com o avanço das tecnologias eo surgimento de novas metodologias de ensino, os alunos passaram uma ter uma Variedade de formas disponíveis para aprender tabuada e Matemática Agradáveis e de maneiras, até mesmo, divertidas.

O fato de ficar repetindo até decorar não significa que estará aprendendo, pois essa repetição DEVE ser contextualizada. A Tabuada Consiste em Operações de multiplicação que parte da operação de adição de parcelas iguais, Neste sentido, é Possível JAF algumas estratégias, como o jogo, para compreender toda a tabuada.

Existem inúmeros jogos, alguns adaptados e à tabuada outros criados especificamente para essa situação que facilitam a aprendizagem. Dentre eles se destacam: Bingo matemático, Batalha Naval, Jogo da memória, Jogos: Batalha numérica, Jogo do repartir, Jogos de Dados, Dedo no gatilho, Labirinto e Dominó.

Diante das colocações feitas acima, é Possível responder os questionamentos seguintes:

_ "Qual a sua opinião sobre o uso da calculadora nas escolas, como recurso didático em Matemática? E a tabuada? Deve ser decorada?"

É válido o uso da calculadora nas escolas, como recurso didático em Matemática, para que isso ocorra com Eficácia e eficiência, è necessario que o docente faça um planejamento de aula focado na realidade e no cotidiano do Aluno, Assim como, Nas limitações que as máquinas disponibilizadas POSSAM apresentar.

Quanto à tabuada, ela não DEVE ser decorada porque pode levar Desmotivação umOs Estudantes que passariam a ver na "Decoreba" uma forma de punição, como acontecia antigamente. Em contrapartida, O emprego de Jogos no aprendizado da tabuada fator motivador é, pois sugere uma idéia de brincadeira "e contribui para uma sua memorização.

_ "Você já pensou em usar uma calculadora para fazer Matemática além de contas fazer?"

Através do curso NTEM foi Possível visualizar uma calculadora não apenas como um instrumento de fazer contas, mas também com uma Ferramenta tecnológica que pode auxiliar o professor nas aulas de Matemática.

_ "Qual a diferença entre fazer contas e fazer Matemática?

Fazer contas não necessita de um grande desenvolvimento intelectual, Trata-se de um processo quase que mecanizado, onde basta dispôr de um um modelo seguido e ser após sua compreensão DEVIDA poder executa-lo.

Já, Matemática fazer, Dentre outras coisas, E USAR Raciocínio Lógico, investigar hipóteses, potencializar Tomadas de Decisões, Saber resolver situações problemas e ter consciência de que a Matemática está presente em tudo no Universo.

Referências Bibliográficas

  • MOTTA, Carlos Eduardo Mathias. Propostum de uso da calculadora em sala de aula. Unidade 2. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Novas Tecnologias no DA Ensino Matemática.

  • Sites consultados em novembro de 2008:

< http://www.boaaula.com.br/iolanda/hic/hicidmo.html>;

< http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/20/display/0, 5912, POR-20-96-941-, 00.html> e

< http://tutomania.com.br/saiba-mais/historia-da-maquina-de-calcular>.

  • Sites consultados em fevereiro de 2009:

<http://www.matematicahoje.com.br/telas/Autor/artigos/artigos_publica
os.asp? aux = Calculadoras
> e

<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>.

  • Sites consultados em setembro de 2009:

< http://www.portalis.co.pt/aprender-tabuada/ >;

< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_icap2.pdf> e

< http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/maneiras-diferentes-aprender-tabuada.htm >.