quarta-feira, 31 de março de 2010

Fórum de apresentação dos participantes (CFTEaD)


Re: Grupo 19 - Apresente-se aqui
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 31 março 2010, 09:14

O_tema_da_vitoria.mpge.wmv
-->
Bom dia tutora Raquel e demais colegas! Meu nome é Carlos Alberto Soares Leite, moro na cidade do Rio de Janeiro e pertenço ao pólo Campo Grande / RJ. Sou formado em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade Castelo Branco, em 1998. Não exerço a função de professor, pois sempre atuei na área industrial devido a minha formação técnica. Atualmente, trabalho embarcado em unidade marítima de exploração e produção de petróleo (inclusive estou embarcado neste momento). Este curso de EaD nos proporcionou atualização de alguns conteúdos matemáticos, aquisição de conhecimentos tecnológicos e compartilhamento de informações com colegas que contribuiram para o nosso enriquecimento pessoal e profissional.
Agradeço a oportunidade de poder participar deste curso de Formação de Tutores em EaD, penso que esta modalidade de ensino contribuirá para a evolução da Educação em nosso país.
Como "presente de boas-vindas" deixo um vídeo com o "Tema da Vitória" para representar a nossa condição de vitoriosos.
Saudações,
Carlos Leite.
"Força Sempre."

quinta-feira, 25 de março de 2010

Fichamento_TFC_Grupo1_CarlosLeite



UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

Curso: NTEM - Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Disciplina: Pré Orientação de TFC

Orientadora: Aline Maurício Barbosa

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande – Grupo 1

Tarefa: Fichamento Bibliográfico Inicial

1. SILVA, Edgard Dias da. Os conceitos elementares de Estatística a partir do Homem Vitruviano: uma experiência de ensino em ambiente computacional. 2008. 157f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.pucsp.br/pos/edmat/mp/dissertacao/edgard_dias_silva.pdf>. Acesso em: 22 de novembro de 2009.

Nesta pesquisa o autor se propôs a responder a seguinte questão: “Quais as contribuições que uma intervenção de ensino, pautada em situações contextualizadas e desenvolvidas em ambiente computacional, trazem para a formação de conceitos elementares de Estatística com alunos da 2ª. série do Ensino Médio?”.

Este trabalho desenvolveu uma intervenção de ensino sobre os conceitos elementares de Estatística com alunos do Ensino Médio, sob o uso de ferramenta computacional (software Tabletop), a partir das relações entre as medidas simétricas apresentadas no corpo humano trabalhadas por Leonardo Da Vinci, através do “Homem Vitruviano”.

A pesquisa foi realizada com alunos de duas turmas da 2ª. série do Ensino Médio do período noturno. As turmas “B” e “C” foram selecionadas após a aplicação do pré-teste (Fase 1 da pesquisa) cujo resultado mostrou o desempenho estatisticamente similar entre elas. Através de um sorteio das turmas, os alunos foram alocados aleatoriamente ao Grupo Experimental (GE), turma “C”, que participou da intervenção e, ao Grupo Controle (GC), turma “B”, que teve suas aulas rotineiras.

O Grupo Controle teve as aulas ministradas de forma tradicional, ou seja, o professor de Matemática na sala de aula passou o conteúdo planejado pela escola para o bimestre usando a lousa, explicando oralmente e fornecendo lista de exercícios para os alunos resolverem com base em exercícios feitos anteriormente.

Nas intervenções com o Grupo Experimental (Fase 2 da pesquisa), foram utilizados os seguintes materiais: diário de bordo, fichas de controle das atividades, fita métrica, balança, cartolina, caneta, lápis, borracha, computadores da sala de informática, software Tabletop, disquete para instalação do software, datashow e tela de projeção.

Durante as atividades de ensino com o GE, os alunos foram apresentados aos conceitos básicos de Estatística de forma contextualizada e interdisciplinar, coletaram dados, trabalharam em ambiente computacional e visitaram a exposição “Leonardo Da Vinci – A exibição de um Gênio” no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com a presença do professor de História e do pesquisador como acompanhante dos alunos.

A coleta de dados dos alunos do GE foi focada no “Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci” e suas proporções e, também, anotaram-se as massas dos alunos para calcular o índice de massa corpórea (IMC) de cada um. Na sala de informática, os alunos inseriram dados coletados no software.

Na última fase (Fase 3), foi aplicado o pós-teste nos dois grupos. A seguir ocorreu a análise de resultados em duas partes: quantitativa e qualitativa. Em decorrência de todas as análises, é possível afirmar que os resultados mostraram que o Grupo Experimental apresentou um desempenho estatisticamente superior no pós-teste, onde se concluiu que a intervenção de ensino contextualizado ofereceu condições para a aprendizagem significativa dos conceitos.

Ao final, o pesquisador responde a questão geral do seu estudo: “Quais as contribuições que uma intervenção de ensino, pautada em situações contextualizadas e desenvolvidas em ambiente computacional, trazem para a formação de conceitos elementares de Estatística com alunos da 2ª. série do Ensino Médio?”. Ele diz que a sua proposta de intervenção trouxe contribuições significativas para o ensino e aprendizagem de conceitos elementares de Estatística para alunos da 2ª. série do Ensino Médio. Além de ter sido fator motivacional para os alunos e despertou o espírito investigativo dos mesmos.

Entretanto, alguns conceitos estatísticos não foram assimilados pelos estudantes. Este fato sugere a necessidade de se implementar tais intervenções de ensino desde as séries iniciais para que ocorra a construção de conceitos ao longo do processo de aprendizagem.

Quanto às limitações da pesquisa, o autor destaca: período de 07 horas/aula (insuficiente), desconhecimento dos conceitos pelos alunos e limitações do software Tabletop.

2. LAGARTO, Maria João. História da Matemática – história dos problemas. Disponível em: <http://www.malhatlantica.pt/mathis/>. Acesso em: 20 de novembro de 2009.

Este site disponibiliza uma coleção de problemas matemáticos que surgiram, nas diversas civilizações, ao longo da história até os dias atuais.

Em “História da Matemática – história dos problemas”, o autor criou uma estrutura que facilita o acesso aos conteúdos através de links.

A página inicial do site está organizada da seguinte maneira:

a) CULTURAS – onde são acessadas a História da Matemática em diversas civilizações: História da Matemática no Egipto; História da Matemática na Mesopotâmia; História da Matemática na China; História da Matemática Grega; História da Matemática na Índia; História da Matemática Árabe e História da Matemática na Europa Ocidental.

b) BIOGRAFIAS verificam-se as biografias de alguns matemáticos: Anania de Shirak; al-Khwarizmi; Aryabhata I; Bhaskara I; Brahmagupta; Mahavira; Bhaskara II; Alcuino de York; Abraham bar Hiyya; Abraham ben Ezra; Leonardo de Pisa (Fibonacci); Jacopo de Firenza; Levi ben Gershon; Paolo Dagomari; Barthélémy de Romans; Calandri; Nicolas Chuquet; Liu Hui; Sun Zi; Zhang Qiujian e Wang Xiaotong.

c) TEMAS MATEMÀTICOS – mostra a origem de alguns temas que são usados no cotidiano: Cálculo de áreas; Regra de três e Números amigos.

d) PROBLEMAS – contem problemas matemáticos históricos: A Caminho de St. Ives; O Caracol e o muro; Carteiros; Dividindo o vinho; Maria e as maçãs; Medindo com vasilhas; O(s) sobrevivente(s); Problemas Pitagóricos; Torneiras e Travessias.

e) PÁGINAS PESSOAIS – “relacionadas como o ensino e a aprendizagem da Matemática, especialmente dedicadas a professores”: Problemas com fotos; Quadros interactivos; Revistas de Educação Matemática; Vídeos de Matemática; Conferências de Educação Matemática; Associações e instituições de educação matemática; Concursos ou competições de matemática; Problemas e tarefas para a aula de matemática e Currículo e avaliação externa.

Portanto, o site se constitui numa excelente fonte de pesquisa para estudantes interessados em conhecer a origem e a história de alguns problemas matemáticos e, também, pode servir como uma ferramenta de auxílio aos professores nas suas aulas.

Fontes de consulta:

· PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. Fundamentos de metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos: material para fins didáticos. Atualizado em abril/2007. 130 f. Uberlândia.

· SILVA, Edna Lúcia da. e MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 2001. 121 f. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, Florianópolis.

Localização dos documentos lidos/consultados: Acervo pessoal.

1

quarta-feira, 10 de março de 2010

Apresentação (HMT_1 - Pré Orientação do Trabalho Final de Curso)

Re: Sejam bem vindos! Apresentem-se!
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - quarta, 10 março 2010, 17:23
Boa tarde, professora Aline e demais colegas cursistas!

Meu nome é Carlos Alberto Soares Leite, moro na cidade do Rio de Janeiro e pertenço ao pólo Campo Grande / RJ. Sou formado em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade Castelo Branco, em 1998. Não exerço a função de professor, pois sempre atuei na área industrial devido a minha formação técnica. Atualmente, trabalho embarcado em unidade marítima de exploração e produção de petróleo.

Este curso nos proporcionou atualização de alguns conteúdos matemáticos, aquisição de conhecimentos tecnológicos e compartilhamento de informações com colegas que contribuiram para o nosso enriquecimento pessoal e profissional.

Saudações,

Carlos Leite.

"Força Sempre."