sexta-feira, 21 de maio de 2010

Currículo

Re: Grupo 19 - Repositório de currículos
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 21 maio 2010, 09:39
Bom dia a todos!

As disciplinas nas quais gostaria de atuar como tutor (Curso NTEM), em ordem de preferência, são:

1.História da Matemática Através de Problemas;
2.Informática Educativa I;
3.Informática no Ensino da Matemática I;
4.Informática Educativa II;
5.Tópicos em Álgebra;
6.Tópicos em Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio.
Endereço para o currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0537189532193738>.

Saudações,

Carlos Leite.

Avaliação do Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância (CFTEaD)

Re: Grupo 19 - Fórum Semana 8 - Avaliação do curso
por Carlos Alberto Soares Leite [ANcgr208] - sexta, 21 maio 2010, 08:53
Bom dia a todos!

Vamos às avaliações (utilizando o tipo de nota em escala e adotando os itens: “muito bom”, “bom”, “regular” e “péssimo”):

1. Avaliação do curso – O CFTEaD correspondeu às expectativas, cumpriu o cronograma previsto no "Guia do Aluno" e atingiu os objetivos propostos. Considero que as atividades realizadas na “Semana 6” foram um dos pontos fortes do Curso porque foi possível exercitar a prática de tutor num AVA. Penso que deva ser revista a questão do “Texto Base”, no sentido de que seja utilizado apenas 1 por semana (e de preferência textos curtos) para possibilitar e/ou facilitar consultas a outras fontes de referência. De forma geral, o Curso é bem estruturado e organizado. (Muito bom)

2. Avaliação do seu tutor – A tutora mostrou-se presente em todos os momentos, agindo com segurança, respeito, sutileza, dedicação, motivação, enfim são vários predicados que a qualificam e servem de espelho àqueles que desejam atuar no sistema de tutorias de um curso à distância. Além disso, seus feedbacks foram rápidos e precisos, evitando a ansiedade do aluno e contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem, respectivamente. Sempre atenta, a dinâmica mediadora Raquel nos ajudou a “carregar o piano” rumo ao caminho da vitória. Parabéns!!! (Muito bom)


3. Avaliação de sua participação – Na “Semana 2”, por opção, utilizei o texto base poucas vezes, pois fiquei receoso em tornar minha participação repetitiva (postar mensagens iguais a dos colegas). Mas, no decorrer dos fóruns tentei reverter esta situação. Neste sentido, o grupo contribuiu bastante porque foi composto por pessoas altamente capacitadas. Além de procurar cumprir todas as obrigações e prazos estipulados, também participei das atividades propostas como a elaboração da Wiki e a construção do Glossário Coletivo. Gostaria de ter disponibilizado e compartilhado mais informações e pesquisas com os colegas. Os experimentos realizados na "Semana 6", deixaram claras as ideias de que temos muito a aprender sobre EaD. (Muito bom)

Obrigado a todos do Grupo e a Coordenação do CURSO pela oportunidade.

Saudações,

Carlos Leite.

“Força Sempre.”

terça-feira, 18 de maio de 2010

Tarefa_Semana7_Grupo19_CarlosLeite



image





Universidade Federal Fluminense

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

CFTEaD - Curso de Formação de Tutores parágrafo Ensino à Distância

Tutora: Teresa Raquel de Carvalho Dalta

Aluno: Carlos Alberto Soares Leite

Pólo: Campo Grande - Grupo 19

Tarefa da Semana 7: AVAs "e MOODLE"



Elaborando um guia sobre a utilização de algumas ferramentas do MOODLE



O MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente de aprendizagem à distância, onde os cursos são embasados numa abordagem pedagógica social construtivista. Encontra-se disponível no site <http://www.moodle.org> e sua utilização é feita através de navegadores Web.



A plataforma Moodle foi desenvolvida por Martin Dougiamas, tendo sido lançada a primeira versão em 2002. Trata-se de um software livre e gratuito acessível a qualquer pessoa que pode baixá-lo, utilizá-lo e até modificá-lo a partir do código fonte. Deve ser instalado em ambientes que executam uma linguagem PHP e possui suporte às bases de dados MySQL.



As pessoas que participam do sistema são as seguintes: Administrador (responsável pelas configurações, inserção de participantes e criação de cursos), Tutor (responsável pela edição e viabilização do curso) e Aluno. A flexibilidade do Moodle permite que um usuário seja aluno em um curso e tutor em outro, utilizando apenas uma conta de acesso.



A interface da plataforma Moodle é simples, eficiente, compatível, e apoiada em navegadores
de tecnologia simples. Podem-se criar três formatos de cursos: Social (é baseado nos recursos de interação entre os participantes, sem um conteúdo estruturado), Semanal (é estruturado, com informações sobre o período em que o curso será executado) e Modular (nessa estrutura é informada a quantidade de módulos).



O ambiente virtual Moodle possui algumas das principais ferramentas voltadas para comunicação, avaliação, disponibilização de conteúdos, administração e organização. Os materiais didáticos podem ser disponibilizados por meio de páginas de texto simples, páginas Web e Links para arquivos ou endereços na Internet. São permitidas visualizações de diretórios, inserção de rótulos, criação de glossários e confecção de documentos Wikis.



As ferramentas de comunicação e interação do ambiente Moodle São: fórum de discussão, mensagens privadas, chat ("bate-papo") e wiki. Existe a possibilidade de utilizar o e-mail externo (padrão), através do acesso ao perfil de outro usuário da plataforma, estabelecendo-se uma comunicação privada.



As ferramentas de avaliação disponíveis no Moodle São: avaliações gerais de curso; pesquisas de opinião ou enquetes; questionários; tarefas e trabalhos com revisão, onde os participantes podem avaliar os projetos de outros colegas.



As ferramentas de administração permitem: o controle de participantes, através de relatórios; a efetuação de inscrições; o upload de lista de alunos; a execução de backups e restore de cursos; o acesso aos arquivos de logs, logs da última hora, o gerenciamento dos arquivos dos cursos; a disponibilização de notas e etc..



CAMPOS; COSTA e SANTOS (2007, p.48) destacam as seguintes funcionalidades
e características da plataforma Moodle:


      • Capacidade de ser instalado em plataformas Unix, Linux, Windows, Mac OS X, Netware e qualquer outro sistema que suporte PHP;

      • Projetado de forma modular, e permite uma grande flexibilidade para adicionar, configurar ou remover funcionalidades em vários níveis;

      • Atualização simplificada de uma versão para outra mais recente: possui uma sistemática interna que permite fazer atualização de suas bases de dados e reparar-se automaticamente;

      • Necessidade de apenas um banco de dados (que pode ser compartilhado com outras aplicações, se necessário);

      • Gerenciado por um "administrador", definido durante a instalação inicial;

      • Layout geral facilmente alterado a partir de temas pré-configurados;

      • Módulos e plug-ins podem ser adicionados a partir de sua instalação inicial;

      • Pacote para linguagem português-Brasil disponível, além de mais de 40 outros idiomas, se necessário;

      • Código fonte do programa pode ser alterado para adaptar-se às necessidades, por tratar-se de código aberto (software livre - GLP);

      • Autenticação é feita por módulos plug-in, permitindo fácil integração com sistemas já existentes na organização;

      • Autenticação pode utilizar um banco de dados externo;

      • Professores podem ter seus privilégios editados.




O site oficial do Moodle oferece oportunidades para que os educadores de todo o Mundo possam usar e criar sítios on-line de aprendizagem, através do cadastramento na comunidade Moodle. O foco do Projeto é fornecer aos profissionais de ensino as melhores ferramentas para gerenciar e promover o aprendizado.



O desenvolvimento do Moodle é liderado pela equipe principal na Moodle.com, que recebe a ajuda de centenas de outros desenvolvedores ao redor do Mundo. Muito desses colaboradores também são diretamente responsáveis por vários módulos e plug-ins. Mas, qualquer usuário ou membro da comunidade pode contribuir por meio de discussões, ensaios, comentários e documentação.



A figura Abaixo apresenta a tela principal do site oficial da comunidade Moodle: image
(Fonte: <http://moodle.org>. Acesso em: 17 de maio de 2010.)



O LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino), inaugurado em 10 de abril de 2007, como unidade vinculada ao Instituto de Matemática da UFF (Universidade Federal Fluminense), utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE para a realização dos cursos de Educação
à Distância.


Os participantes dos cursos do LANTE / UFF acessam a plataforma Moodle através do seguinte endereço: <http://www.lanteuff.org/moodle> onde aparecerá a página de entrada no ambiente (ver figura abaixo).





Digite o CPF e a Senha image
image
(Página inicial do Ambiente Virtual de Aprendizagem UFF LANTE Moodle)




Após digitar o nome de usuario e a senha, a pessoa estará habilitada para navegar e participar do ambiente de estudo. Podendo acessar os cursos, as ferramentas, os materiais e as atividades das disciplinas disponíveis (conforme figura abaixo).


image
(Página "Meu Moodle " de acesso aos cursos do ambiente virtual de aprendizagem)



Agora, o fator mais importante dentro do ambiente de trabalho e saber utilizar as ferramentas do Moodle. Neste sentido, o fórum se constitui numa das principais ferramentas de comunicação assíncrona muito versátil, pois possibilita a interação e discussão entre os participantes do curso sobre os temas relativos ao conteúdo da disciplina.



Os fóruns permitem a avaliação quantitativa ou qualitativa de cada mensagem. No fórum geral, deve-se evitar a repetição de temas e/ou tópicos.



Todos os participantes do curso são assinantes, isto significa que poderão receber, por e-mail, as mensagens postadas no fórum.



Na redação de textos para o fórum, as mensagens muito longas podem se tornar objetivas e desestimular a leitura, portanto, é bom optar pelas postagens mais curtas e relevantes às questões propostas no debate. Se necessário, pode-se anexar arquivos.



Os textos postados podem ser editados ou excluídos em até 30 minutos após forem enviados para o fórum, permitindo-se fazer várias revisões. Para não correr o risco de expiração da página, devido ao tempo de acesso, aconselha-se utilizar um editor de textos Office, que além de ter mais recursos ajuda na elaboração trabalhos com fonte de consultas.



Outra ferramenta de comunicação e o chat, que representa uma atividade de "bate-papo" e permite a realização de uma discussão textual em tempo real (síncrona). Pode ser utilizado para esclarecimento, em sessão "tira-dúvidas", de forma interativa e dinâmica.



O chat pode ser agendado pelo tutor com horários pré-definidos e, também, existe a opção que permite aos estudantes consultarem, posteriormente, os registros da conversação.



Em pesquisa realizada por DELGADO e HAGUENAUER (2009, p.8) sobre "o uso da Ferramenta Moodle no apoio ao ensino de graduação ", constatou-se que:



Apesar de o chat ter sido a ferramenta apontada como mais útil no primeiro questionário, foi pouquíssimo utilizada. A maioria afirmou que prefere conversar com colegas e professor através do MSN, colocando que através do AVA se sentem vigiados e isso causava desconforto.



Assim, as autoras sugerem a verificação de uma nova estratégia de exploração da ferramenta, pois mesmo usando o chat como meio de esclarecimento de dúvidas, naquele experimento, não foi possível aproveitar todo o seu potencial.



Quanto às ferramentas de administração, a Matriz Curricular se torna o meio útil e importante para estruturação de Cursos, sendo necessário um trabalho cooperativo entre o coordenador do curso, a equipe docente e a equipe técnica, desde a fase de projeto.



A Matriz Curricular é um instrumento utilizado pela equipe de planejamento e produção de material didático da CIPEAD / UFPR que proporciona uma visão geral da disciplina ou unidade, ajudando a manter o foco nos objetivos específicos ou nas metas de estudo. Durante a formatação da matriz podem ser definidos: o cronograma do curso, a metodologia de ensino e a avaliação da aprendizagem.



Finalmente, a ferramenta avaliação também merece destaque por representar uma prática de investigação constante na Educação à Distância. Em virtude disto, "os alunos precisam estar cientes e entenderem que serão avaliados construtivamente e exigirem que os métodos de Avaliação reflitam os métodos inseridos nos ambientes de aprendizagem "(CAMPOS; COSTA, SANTOS, 2007, p.31).



O campo "Avaliação" da plataforma Moodle funciona como um retorno (feedback) ao estudante sobre o seu desempenho nas atividades da disciplina em estudo. Neste item, poder-se-ia criar um espaço para que o aluno fizesse um breve comentário sobre sua nota, justificando, criticando concordando com a mesma.



O artigo de LINDEN; DUTRA e DIAS (2008) apresenta uma descrição técnica da implementação do sistema Di@loga de avaliação de fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.



Quanto a utilização do módulo Di@loga, após sua instalação na plataforma deve-se adicionar o bloco às páginas das disciplinas, onde consta um link para todos os fóruns de discussão e outro link para a página principal dos relatórios. Para avaliar as mensagens do fórum, o tutor terá que clicar no link do fórum desejado e selecionar as discussões que serão verificadas, em seguida, são gerados relatórios automaticamente que poderão ser visualizados na página de relatórios de Di@loga do Moodle.



Segundo SOARES e REICH (2009, p.9):



O Moodle é um ambiente virtual que oferece inúmeras possibilidades de se avaliar a aprendizagem do aluno. Suas ferramentas permitem acompanhamento dos resultados da aprendizagem, com registro no sistema, sob variadas formas de agregação - sem notas, com notas médias, mínimas ou maximas, que permitem avaliação somativa. Os recursos de feedback, se utilizados no Moodle com propósitos educacionais adequados, podem proporcionar excelentes oportunidades de aprendizagem para alunos e tutores.



Convem sugerir que na elaboração de um guia sobre a utilização de ferramentas do Moodle, seja criado no campo "Atividades" o item autoavaliação para poder oferecer ao aluno oportunidades de reflexões ao final de cada unidade, módulo ou disciplina.




Referências Bibliográficas:


  • BAHIA. Universidade Federal da Bahia. Centro de Processamento de Dados. Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA. Bahia, 89p. (Manual do Moodle no Perfil Professor, versão 1,9).

  • CAMPOS, F. C. A.; COSTA, R. E. M.; SANTOS, N. Fundamentos da Educaçãoção a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais. Juiz de Fora: Editar, 2007. 52f. CECIERJ - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Consórcio CEDERJ. ISBN 978-85-88279-67-4

  • DELGADO, L.; HAGUENAUER, C. Ensino de Graduação com Auxílio da Plataforma Moodle. Revista Educa Online. V.3, n.3, p. 8-9. fev set. /. 2009.

  • LEITE, Maria Teresa Meirelles. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos. Laboratório de Educação a Distância - UNIFESP. Documento PDF - "Semana_7_Texto_6" - Disponibilizado Biblioteca Virtual do CFTEaD.

  • LINDEN, M. M. G. V.; DUTRA, D. L.; DIAS, G. P. O SISTEMA DI@LOGA DE AVALIAÇÃO DE FÓRUM APLICADO AO MOODLE. Universidade Federal da Paraíba - UFPB VIRTUAL. Maio de 2008. Documento PDF - "Semana_7_Texto_8" - Disponibilizado pela Biblioteca Virtual do CFTEaD.

  • SOARES, Sandramara K. P. REICH, Silvia T. S. Planejamento e estruturação de cursos no Moodle: material didático multimídia, atividades e avaliação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, maio de 2009. Documento PDF - "Semana_7_Texto_7" - Disponibilizado pela Biblioteca Virtual do CFTEaD.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

TFC_Tarefa_ etapa 9_Grupo 1(Ana_Carlos_Veronica)

Topo





Universidade Federal Fluminense


INSTITUTO DE MATEMÁTICA


LANTE -
Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino


Curso: Ntem - Novas Tecnologias
Ensino da Matemática não


Disciplina: Pré Orientação de TFC


Orientadora: Aline Maurício Barbosa


Alunos: Ana Maria da Silva Motta



Carlos Alberto Soares Leite



Veronica Nunes da Silva


Pólo: Campo Grande - Grupo 1


Tarefa (Etapa 9): Elaboração e Descrição dos Procedimentos do estudo.










DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DO ESTUDO



Os Procedimentos do estudo Serao executados Pelos Componentes do
Grupo Responsável Pela idealização Deste Projeto.


Como Etapas do Trabalho Foram concebidas contraditório Três em:


i.Parte teórica com revisão da literatura Relativa
Novas tecnologias como fazer ensino
.


This etapa Foi fundamental parágrafo evitar uma repetição de Pesquisas Sobre o Mesmo enfoque
Assunto do ABORDADO. com exatidão Definição da Permitiu OS materiais tecnológicos
Disponíveis à Prática de ensino. TODOS OS Integrantes do grupo
Participaram ativamente Desta fase.


ii.Parte teórica com revisão da literatura Relativa
AO Ensino da Matemática
.


ESTA objetivou determinar parte
OS Recursos didáticos Que Serao Utilizados na pesquisa. Verificaram-se
como obras publicadas Que Já Foram, inicialmente como ligadas AO Ensino
da Matemáti
ca e, posteriormente, OS Trabalhos Acadêmicos Específicos
AO tema "Teorema de Pitágoras." Foi uma etapa Uma Comum Todas
Pessoas como do grupo Que contribuíram significativamente Pesquisas COM SUAS.


iii. PROPOSTA Prática de Implementação NUMA Unidade
escolar de ALGUNS dos Tópicos abordados NAS contraditório teóricas
.


Nesta fase ocorrerá
um Experimentação nd sala de aula. Será Elaborado o roteiro n °
Trabalho de campo Que definirá o numero de aulas necessárias à Implementação
da atividade de pesquisa não PROPOSTA
TFC.



Divisão de Atividades Por Componentes
do grupo:



  • Ana Maria da Silva Motta -
    Revis
    ão te da parteórica, Aplicação de prática em Unidade Escolar e Avaliação de Alguma tÉcnica discutida ferramenta OU
    contraditório NAS te
    óricas do trabalho, entre outros
    realizad
    em OS Conjuntos Outros Componentes COM OS do grupo.

  • Carlos Alberto Soares Leite - Levantamento das remeterênCias Bibliográficas, Revisão da literatura, redação preliminar, umaálise dos resultados e redação final, alÉm de Atividades realizadas
    demais com co OS
    mponentes do grupo.

  • Veronica Nunes da Silva -
    Revis
    ão te da parteórica e Aplicações de práticas em Unidade escolar, entre
    Outras OS em Conjunto com Outros Componentes do grupo.











TFC_Tarefa_ etapa 8_Grupo 1(Ana_Carlos_Veronica)

Topo





Universidade Federal Fluminense


INSTITUTO DE MATEMÁTICA


LANTE -
Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino


Curso: Ntem - Novas Tecnologias
Ensino da Matemática não


Disciplina: Pré Orientação de TFC


Orientadora: Aline Maurício Barbosa


Alunos: Ana Maria da Silva Motta



Carlos Alberto Soares Leite



Veronica Nunes da Silva


Pólo: Campo Grande - Grupo 1


Tarefa (Etapa 8): Elaboração e Descrição detalhada da Apresentação
geral dos resultados.









Serao apresentados Como
OS resultados da
pesquisa?



Os resultados da pesquisa serao apresentados
em forma de tabela, utilizando Gráfico comparativo uma FIM de verificar
Como DEU se, Pelos alunos, a Aprendizagem e Consolidação dos Conceitos
ENVOLVIDOS teorema de Pitágoras não e Como uma difer MANEIRA
enciada de se Trabalhar o Conteúdo nesses resultados influenciou.
image











TFC_Tarefa_ etapa 7_Grupo 1(Ana_Carlos_Veronica)

Universidade Federal Fluminense

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

Curso: Ntem - Novas Tecnologias da Matemática Ensino não

Disciplina: Pré Orientação de TFC

Orientadora: Aline Maurício Barbosa

Alunos: Ana Maria da Silva Motta

Carlos Alberto Soares Leite

Veronica Nunes da Silva

Pólo: Campo Grande - Grupo 1

Tarefa (Etapa 7): Elaboração Descrição e detalhada que tipo de Aplicação Prática dos Procedimentos fazer estudo, e da Avaliação dos Instrumentos serem considerados um.

DESCRIÇÃO DetalHADA DO TIPO DE APLICAÇÃO PRÁTICA DOS PROCEDIMENTOS DO ESTUDO, DA AVALIAÇÃO E DOS INSTRUMENTOS A SEREM CONSIDERADOS

A metodologia de Trabalho um Ser empregada É uma pesquisa experimental de campo, Cujas Características se adaptam EAo Estudos de Problemas educacionais, adotando-se uma linha de raciocínio do "método hipotético-dedutivo" Explicar tentar parágrafo como nesses Problemas Dificuldades expressas. A amostragem Deverra Ser Feita A partir das escolas Que OS Pesquisadores Deste lecionam Projeto.

São como escolas selecionadas:

v 09.18.509 CIEP Nelson Mandela.

v Colégio Estadual Santo Antônio de Pádua.

Descrição da Aplicação Prática dos Procedimentos do estudo, da Avaliação e dos Instrumentos serem considerados uma experimentos nos:

1 º) Implementar uma História da Matemática e Tecnologias Como metodologia no ensino do Teorema de Pitágoras em turmas das escolas supracitadas e, outras em manter uma metodologia de ensino tradicional de um FIM posteriormente, com bases nsa resultados obtidos, verificar como Possíveis Diferenças de evolução das turmas eA Construção dos Conceitos inerentes EAo Conteúdos matemáticos pelos alunos, perante uma essas Formas distintas de Ensinar / Aprender Matemática e, de forma Que ESSA PROPOSTA Influência da disciplina não ensino.

Os materiais de Apoio Que Serao Utilizados nd Aplicação Prática da Importância Possuem pesquisa fundamental, hum visam proporcionar POIs Trabalho Significativo de comparação das Metodologias de ensino desenvolvidas classes NAS.

O software Utilizado um Ser, Régua e Compasso (R.A.C.), E Um Programa de Geometria Dinâmica Que Permite, de uma Construção de Atividades Diversas figuras e com entes geométricos, facilitará o Desenvolvimento das Aplicações Para a Demonstração do Teorema de Pitágoras Possíveis, POIs OS alunos irão confirmar uma Veracidade de Uma das Demonstrações do Teorema.

N º Laboratório de Informática, o professor instalará o Programa R.A.C., Que É disponibilizado gratuitamente na Internet, nsa OS Computadores e alunos poderão acessar OS sites pesquisarem parágrafo Sobre o Teorema de Pitágoras, com uma Orientação Prévia do professor.

2 º) Será UM formulado questionário com dez itens objetivos e misto Uma questão dissertativa, parágrafo evitar Que o Processo de pesquisa se torne cansativo e facilitar uma Tabulação de Dados EA confecção de Gráficos analíticos. A distribuição do questionário Será da seguinte forma:

a) Questões de 1 a 4 Onde Definição da-se-ão O perfil do aluno, Como ele ve a Matemática, SUA POSIÇÃO Diante desta disciplina, uma Motivação e faixa etária.

b) Questões de 5 a 7 identificar-se-ão OS Recursos didáticos Disponíveis na Escola.

c) Questões 8 e 9 Revelar-se-ão OU Como se o professor utili OS Recursos Disponíveis tecnológicos, e Qual o grau de Conhecimento dos alunos Referente EAo softwares educacionais.

d) Questão 10 Solicitar-se-á uma Opinião do aluno Quanto ao tema "História da Matemática e Tecnologias".

e) Questão 11 sugestões Espaço livre para e CRÍTICAS do aluno.

Para Realização Desse estudo, Serao escolhidas Duas turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio; e se definirá o Grupo Experimental (GE) que receberá uma Intervenção de ensino PROPOSTA Neste Projeto EO Grupo Controle (GC) com Continuará Que como Tradicionais aulas. A partir do Desenvolvimento e da Aplicação de Uma Sequência didática Para os alunos, ocorrerá uma Verificação da Validade das hipóteses.

3

TFC_Tarefa_ etapa 6_Grupo 1(Ana_Carlos_Veronica)

Universidade Federal Fluminense

INSTITUTO DE MATEMÁTICA

LANTE - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino

Curso: Ntem - Novas Tecnologias da Matemática Ensino não

Disciplina: Pré Orientação de TFC

Orientadora: Aline Maurício Barbosa

Alunos: Ana Maria da Silva Motta

Carlos Alberto Soares Leite

Veronica Nunes da Silva

Pólo: Campo Grande - Grupo 1

Tarefa (Etapa 6): Elaboração e Descrição das Estratégias de Desenvolvimento do estudo e de uma análise geral Utilizados serem.

DESCRIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO E ANÁLISE DE GERAL Utilizados A SEREM

O Projeto TEM Como ministrar visto tema Específico o Teorema de Pitágoras e Este Conteúdo NAS salas de aula das Redes Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, utilizando Recursos Como a "História da Matemática e Tecnologias". O Público Alvo É Composto Por alunos das turmas de 1 º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Santo Antônio de Pádua Será adaptado e à turma de 4 º Ano do Ensino Fundamenta do CIEP Nelson Mandela 09.18.509.

Descrição das Estratégias de Desenvolvimento do estudo e de análise Utilizadas geral serem uma escolas NAS:

v Colégio Estadual Santo Antônio de Pádua

_ Publico Alvo: Alunos do 1 ano · Faça Ensino Médio

_ Faixa etária: 15 anos

INTRODUÇÃO Para fazer Teorema de Pitágoras, utilizando Como Seu enfoque histórico Recursos e Tecnologias, Serao adotados OS seguintes Procedimentos e Recursos:

1 ª Etapa - Sala de Vídeo

Duração prevista: 1 Hora aula.

Os alunos serao levados parágrafo Assistir AO filme "Donald, no País da Matemática", no qua Terao Uma Idéia de Como uma Matemática PoDE Ser Encontrada não cotidiano, histórias e Outros Conteúdos Sobre Diversos Assuntos inerentes ESTA um. Além disso, nenhum filme referido, encontra-se Uma parte da história de Pitágoras, Que servirá par introduzir Este tema EAo discentes.

Recursos: Sala de vídeo, DVD, Projetor retro, Mídia de DVD.

2 ª etapa: Sala de aula

Duração total prevista: 5 horas aula.

2,1 (2 horas aula) - Os alunos serao levados a discutir Sobre o filme, veem Como Sobre a Matemática EA Partir Destas DISCUSSÕES o tema Deste Projeto Será introduzido. O professor falará Sobre Pitágoras, do Surgimento dos Cálculos matemáticos, etc Sobre o tangran Trabalhar-se-á enfoque histórico dos Assuntos sem se preocupar, inicialmente, com formalização do teorema.

Duração 2.2 2.3 e: 3 horas aula

2.2 - Será PROPOSTA A construção de UM Tangram, pelos alunos objetivando relembrar Conceitos de geometria plana (figura geométrica plana, ângulos: reto agudo, semelhança e outros) de MANEIRA lúdica e trabalhando uma percepção dos próprios alunos. Após, OS alunos Serao um Convidados utilizar o Jogo com Comparativa e OS Colegas como figuras construídas.

Materiais: Folhas de Papel sulfite, caneta hidrocor.

2.3 - Será Utilizado UM retos dos triângulos do tangram, n conceituar Esse tipo de triângulo e Começar uma Trabalhar o teorema de Pitágoras. Em seguida, Será PROPOSTA Novamente EAo alunos Construção de um quebra cabeça um, Composto Por hum triangulo retângulo e quadrado quadrados DE UM MESMA Medida dos catetos e Sobre a hipotenusa. Com o Passo a Passo contido nenhum livro de Apoio, como as enguias recortarão Peças dos quadrados dos catetos e Serao orientados um dispo-las no quadrado da hipotenusa. Feito isso, Será formalizado o teorema.

Ainda Nesta etapa OS alunos Serao solicitados solucionar um ALGUNS Problemas Utilizando o teorema aprendido, Que Serao retirados do Livro de apoio. O professor ágora, podera Falar Sobre SUA Importância e Como Podemos aplicá-lo par resolver Situações Diversas.

Materiais: Régua, esquadro, caneta hidrocor e papel sulfite.

Livro de Apoio: IMENES, Luiz Márcio P., LELLIS, Marcelo C. Descobrindo o Teorema de Pitágoras. 12. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

3 ª Etapa: Sala de informática

Duração prevista: 3 horas aula

Os alunos serao levados, em pequenos Grupos, AO laboratório de informática par dar prosseguimento à Consolidação dos Conceitos inerentes AO teorema, utilizando o parágrafo FIM Este software RAC (Régua e Compasso) Que Sera previamente installed nsa Computadores, no qua o professor montou Atividades voltadas A Sua Prova. Nessas Atividades OS com alunos poderão MESMA A idéia do quebra-cabeça em sala Realizado, verificar um teorema Deste Validade.

Recursos: Laboratório de Informática, Computadores e RAC software.

4 ª Etapa: Atividades em sites sem laboratório de informática

O professor deixará com o coordenador do laboratório de informática que deverão Que Ser Atividades realizadas pelos alunos locais nos: Pitágoras.Net http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/pitflash1.html e OS e orientará um Realizar como Atividades Neles contidas, e trarão em forma de Trabalho avaliados Que Serao um Fim de verificar Como o aluno formalizou o CONCEITO E Como consegue aplicá-lo sem uma Intervenção inicial do professor.

Recursos: Laboratório de Informática, Computadores conectados à internet.

5 ª Etapa: Aplicação do Formulário avaliativo.

Será UM Aplicado Formulário Que disporá de Questões Que buscarão verificar Acerca de Como OS alunos viram todo o Processo EO Que eles acharam Desta maneira diferenciada de Conteúdo UM Trabalhar.

v CIEP Nelson Mandela

_ Público Alvo: Alunos do 4 º Ano do Ensino Fundamental

_ Faixa etária: 9 anos.

Para um Despertar curiosidade e colaborando com A construção de Seu Conhecimento de forma significativa, Serao adaptadas ALGUMAS Atividades do Teorema de Pitágoras.

1 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula.

Em sala de aula - Vídeo "Pato Donald No País da Matemática", Contando uma história Sobre a Importância uma Matemática, Que Além de ampliar o campo de atuação do professor, Que Também Permite, OS Interagir com alunos possam o Conteúdo Aplicado um ser.

Após o vídeo Serao Todas discutidas em Dúvidas Sobre o EXISTENTES Mesmo EO professor fara ALGUMAS Perguntas Para a turma Referentes uma Geometria.

O professor interagir com uma turma e contará Que uma Geometria e Matemática ramo hum e hum Que surgiu enquanto povo Muito Antigo buscava Explicações Para as Necessidades SUAS da época, Sendo SUAS Primeiras sistematizações realizadas Pelos gregos contribuíram Que Muito parágrafo Esse ramo do saber. Os Primeiros Conhecimentos geométricos Foram elaborados uma das Necessidades Partir Melhor do Homem em compreender o Meio Onde Ele se encontrava o Que Justifique Talvez uma Origem de SUA Palavra, explicando o Significado da Palavra Geometria.

Atividades:

1 - Dobradura, jogo Tangram parágrafo revisão de figuras geométricas planas, Fazendo USO básicos de materiais, papel ofício, lápis, borracha, Régua e lápis de cor.

2 - Após a Construção do Jogo de Tangram o professor usará ESSA Demonstração n revisar Conceitos matemáticos tais como: semelhança de triângulos, congruência e Explicar o Que É triângulo retângulo um.

Essa atividade Será aproveitada professor Pelo parágrafo montar Diversos Quebra Cabeças Pelos alunos.

(Fontes: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=266> E <http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/introducao/index.html>)

2 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula.

Em sala de aula - O professor voltará comentar um vídeo Sobre o Fazendo e questionamentos à turma ALGUNS Sobre a Matemática, Pitágoras Quem Foi, contará a História de Pitágoras chegando AO Teorema de Pitágoras.

Atividades:

Leitura e debate com material impresso n CADA aluno.

(Fontes: História da Geometria Através de Problemas - SILVA, Mário OM Novas Tecnologias da Matemática Ensino não, Pós-graduação da UFF e OLIVEIRA, Juliane A. Teorema de Pitágoras, FFMG Gerais, Belo Horizonte - Minas. 2008. Site: <http://www.mat.ufmg.br/ espec ~ monografiasPdf / Monografia_Juliane.pdf>)

N º Laboratório de Informática Será uma turma dividida em Grupos de 3 alunos parágrafo CADA Computador.

Atividades:

1 - O professor utilizará como Atividades de Dificuldade de grau 1 OS n. motivar alunos.

2 - Parte inicial do Pitágoras. Net (até Demonstração interativa - a Prova da Equivalência de áreas).

(Fontes: <http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/pitflash1.html> E <http://www.pitagorasnet.com/>)

3 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula

Em sala de aula - Demonstração do Teorema de Pitágoras

Atividades:

1 - Oficina Usando Papel quadriculado, papel ofício, tesoura, cola, lápis, borracha, Régua, lápis de cor canetinha UO.

A figura Acima Será USADA professor Pelo parágrafo demonstrar o Teorema de Pitágoras em que A soma dos quadradinhos menores, AOS correspondem catetos Que É Igual AO NÚMERO de quadradinhos do quadrado Maior, Cujo lado constitui um triângulo retângulo de hipotenusa um. Os quadradinhos serao chamados de Unidades.

Assim o aluno podera visualizar De maneira concreta Que o quadrado construido Sobre a hipotenusa É igual a soma dos quadrados dos catetos. Primeiro USO Fazendo do Papel quadriculado com atividade de recorte e Colagem. Podendo verificar Que Não sobra EXISTE OU Falta de Unidades.

N º Laboratório de Informática, continuaremos com grupos de 3 alunos.

2 - uso Fazendo do software Régua e Compasso com Uma atividade previamente Elaborado Pelo professor. (Anexo 1).

(Fontes: <http://www.somatematica.com.br/biograf/pit.php> E software R.A C.)



4 ª Etapa:

Duração: 4 horas aula

Sala de aula

Atividades:

1 - Construção sem Papel quadriculado de hum triângulo retângulo com três centímetros Medidas, 4 cm e 5 cm.

2 - Teorema de Pitágoras podera Que Ser obtido Através de comparação de áreas. Usando Quebra Cabeças Interessantes, Que Serao construidos e alunos Pelos resolvidos.

professor 1 º) Desenho previamente Elaborado pelo, o 1 º parágrafo Ser construido Pelo Observando o aluno com 1 º Desenho EO 2 º parágrafo recortar OS quadrados menores Seguindo a Numeração Maior e não Colar quadrado, recortado e Colado Pelo aluno. (CADA aluno receberá Uma copia)

Laboratório de Informática - com grupo de três alunos.

1º) Três Quebra Cabeças Para o aluno brincando com Peças Coloridas montar o quadrado Maior Procurando visualizar Diferentes Formas de Medidas.



(Fonte: <animacao # http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas/ativ23/pitagoras.html>)

5 ª Etapa: Aplicação do Formulário avaliativo.

Será UM Aplicado Formulário Que disporá de Questões Que buscarão verificar Acerca de Como OS alunos viram todo o Processo EO Que eles acharam Desta maneira diferenciada de Conteúdo UM Trabalhar.

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