quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Senado aprova projeto que regulamenta cotas raciais e sociais nas universidades federais

Senado aprova projeto que regulamenta cotas nas federais

Novo sistema define que 50% do total de vagas serão destinados a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas

Mariana Jungmann, da Agência Brasil

Amanda Ribeiro, estudante da UNB, beneficiada pela política de cotas raciais para ingresso de novos alunos 
 Estudante da UnB beneficiada pela política de cotas raciais: Senado aprovou projeto que separar metade das vagas das universidades para cotas.
Brasília - Os senadores aprovaram, na noite de hoje (7), projeto que regulamenta o sistema de cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais em todo o país. Pela matéria, relatada pela senadora Ana Rita (PT-ES), metade das vagas nas universidades deve ser separada para cotas.

A reserva será dividida meio a meio. Metade das cotas, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A outra metade das cotas será destinada aos estudantes que tenham feito todo o segundo grau em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita até um salário mínimo e meio. Para os defensores da proposta, esse modelo que combina cotas raciais e sociais é o mais amplo e uniformiza as políticas de reserva de vagas que existem nas diversas universidades federais.
O projeto de regulamentação da política de cotas é aprovado depois que o Supremo Tribunal Federal declarou ser constitucional esse tipo de ação afirmativa nas universidades. A aprovação da matéria foi em votação simbólica, pela maioria dos senadores presentes. O projeto já passou pela Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial.

Fonte:  http://exame.abril.com.br/brasil/educacao/noticias/senado-aprova-projeto-que-regulamenta-cotas-nas-federais

Senado aprova PEC sobre exigência de diploma para jornalistas e projeto sobre aposentadoria especial de garçons

Senado aprova PEC sobre exigência de diploma para jornalistas e projeto sobre aposentadoria de garçons | Agência Brasil

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Alongamentos para diminuir o cansaço físico e mental antes de concurso público

Fisioterapeuta Rossana Quessa demonstra quais movimentos são ideais para se fazer antes da prova. Ideal é ficar de 15 a 20 segundos em cada posição:

alongamento
Esse movimento alivia a tensão de pescoço e ombro. Basta colocar uma das mãos na cabeça e afastar a orelha do ombro. "O alongamento deve ser feito sempre nos dois lados", diz Rossana.

alongamento 2
Bom para relaxar a parte posterior do pescoço e costas. Com as duas mãos na cabeça, olhe para baixo tentando encostar o queixo no tórax.

alongamento 4
Movimento de alongamento que alivia a tensão dos braços e das mãos, com a extensão de punho. Com os braços esticados à frente do corpo entrelace os dedos.

alongamento 5
Alongamento da região anterior do ombro e também do músculo peitoral. Junte as mãos atrás do corpo com os dedos entrelaçados e os punhos em flexão.

alongamento 6
Esse movimento alonga a musculatura flexora dos antebraços e das mãos. Com um dos braços esticados à frente do corpo dobre o punho para cima e empurre os dedos das mãos para trás.

alongamento 7
Também é um alongamento de extensores de antebraço e mão. Com um dos braços esticados à frente do corpo, flexione o punho para baixo com a ajuda da outra mão tente esticar o braço ao máximo.

alongamento 8
Faça a inclinação anterior do corpo com as pernas esticadas. O alongamento age na região posterior de pernas e também do tronco.

alongamento 9
A rotação de tronco também é indicada pela fisioterapeuta Rossana Quessa. Sentado e com as pernas cruzadas, gire o tronco em direção à perna que está sobreposta. Ideal para alongar a lateral da perna e quadril e as costas. Faça o mesmo movimento para o outro lado.

alongamento 10
Para alongar toda a região das costas, sente com as pernas flexionadas e incline o tronco para a frente, em direção aos joelhos.

alongamento 11
A fisioterapeuta também o alongamento lateral de braço. Com o braço esticado à frente tente trazê-lo para junto do corpo com o auxílio da mão. Faça o mesmo movimento com os dois braços. Tempo de permanência deve ser de 15 a 20 segundos em cada posição.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-concurso-publico/album-de-fotos/11-alongamentos-para-fazer-antes-de-um-concurso-publico

"Vida de Deputete" - Perfeito... Sensacional!!!!